OBJETIVO
Espera-se que o usuário, após navegar nesta trilha, seja capaz de gerenciar equipes de trabalho de forma eficaz, por meio de técnicas e instrumentos de compartilhamento de conhecimentos e de estímulo à autonomia da equipe, objetivando o desenvolvimento de competências e o alcance dos resultados pactuados.
ESCOPO
Trata-se de uma trilha de aprendizagem formalmente instituída, voltada para o desenvolvimento de competências gerenciais relacionadas à gestão de equipes para o alcance de resultados setoriais e organizacionais.
Esta trilha procura disponibilizar opções e recursos de aprendizagem diversificados, práticos e direcionados a necessidades reais dos chefes, diretores ou secretários. O conteúdo relacionado a este assunto pretende abordar fundamentos e aspectos práticos da condução de equipes, como a delegação de tarefas, a condução de reuniões e a prática do feedback junto aos servidores.
PÚBLICO-ALVO
Esta trilha é dedicada, principalmente, aos titulares e substitutos dos cargos de Supervisor, Chefe de Serviço, Diretor, Secretário, Secretário-Geral, Chefe de Secretaria e de Chefe de Gabinete.
O público é bastante heterogêneo, formado por servidores de diversos cargos (ACE, ANAP, TAP, requisitados e Comissionados sem vínculo) lotados em diversas áreas do TCDF. Para mais detalhes,clique aqui.
COMPETÊNCIAS-ALVO
As principais competências a se desenvolver com essa trilha são:
- Delegar tarefas, sempre que possível, estimulando os envolvidos a assumir as responsabilidades pelas atividades.
- Distribuir as tarefas entre os integrantes de sua equipe de forma equitativa, considerando suas habilidades e potencialidades, de modo a alcançar os resultados esperados.
- Fornecer regularmente feedback à equipe e aos seus integrantes, de forma individualizada, visando o desenvolvimento de competências e o alcance das metas e dos resultados pactuados.
ORIENTAÇÕES
Pensando em sua realidade de trabalho, avalie: qual é a principal dificuldade enfrentada no gerenciamento dos trabalhos da minha equipe?
- Dar feedback aos servidores e estagiários da equipe, bem como receber feedbacks relacionados a sua atuação?
- Conduzir reuniões com a equipe, regularmente e de forma estruturada?
- Distribuir e delegar tarefas entre os integrantes da equipe?
Selecione a questão com a qual você mais enfrenta dificuldades e vá em frente.
Como saber se eu preciso gerenciar uma equipe? Todo grupo de trabalho é considerado uma equipe? Recomendamos iniciar seus estudos pelos Livros, em especial os capítulos indicados dos 2 primeiros livros, e com a leitura dos artigos referentes a liderança.
TRILHOS
“O paradoxo curioso é que quando eu me aceito como sou, então eu mudo” (Carl Rogers).
A prática do feedback pode se dar num contexto formal ou informal. Em qualquer dessas possibilidades, o profissional deve seguir alguns preceitos e tomar alguns cuidados, pois as palavras têm poder e sua utilização pode gerar efeitos indesejados.
Para contextualizar o gestor na prática do feedback, recomenda-se iniciar pela conceituação do feedback e sua tipologia. Você pode começar assistindo alguns vídeos ou até mesmo fazer um dos cursos online.
Em seguida, sugere-se acessar o conteúdo atinente aos procedimentos. Há diversos vídeos e sites externos que abordam esse conteúdo. Os manuais e documentos internos podem ajudar, pois oferecem estrutura para a prática do feedback.
Em seguida, sugere-se avançar para o conteúdo relativo às técnicas relacionais. Os vídeos, os artigos e os filmes relacionados permitirão conhecer técnicas e visualizar sua aplicação, de modo a dar mais segurança à sua prática.
“A mesma rocha que bloqueia o caminho poderá funcionar como um degrau” (Osho).
Reuniões podem ser atividades com um alto custo, considerando o valor do tempo de trabalho de cada participante. Uma condução ineficaz desse precioso tempo pode vir a se tornar um desperdício desnecessário de recursos. Nesse sentido, a condução de uma reunião deve ser levada muito a sério! E o material deste trilho é destinado a instrumentalizar você, gestor, a gerenciar bem esse recurso.
Dependendo do tipo de reunião (planejamento, alinhamento, resolução de problemas, etc.), o processo utilizado pode mudar. Portanto, das dicas aqui apresentadas, deve-se analisar quais podem eventualmente não se aplicar, por tornar o processo demasiadamente oneroso.
Recomenda-se iniciar os estudos pelo conteúdo atinente ao conceito, aos objetivos e finalidades da realização de reuniões, presente nas apostilas, nos sites externos e nos livros selecionados.
Em seguida, sugere-se avançar para o conteúdo relativo à elaboração da pauta e preparação da reunião. Para tanto, o manual de condução de reuniões, os vídeos e os sites externos são materiais úteis para acessar esse conteúdo.
Por fim, sugere-se conhecer as técnicas de condução de reuniões, presentes também nos livros e apostilas. Os vídeos podem ajudar a visualizar de que forma o aspecto relacional influencia a efetividade das reuniões.
“O segredo de uma boa equipe está na ordem, que todos saibam o que fazer” (Pep Guardiola).
Para compreender melhor o que é autonomia, como ela se aplica ao contexto de trabalho e os benefícios de uma equipe autônoma, recomenda-se iniciar os estudos pela leitura do livro nº 7, bem como de artigos relacionados. Em seguida, sugere-se a leitura dos artigos e TCC’s e a visualização dos vídeos sobre estilos de liderança.
Vale a pena, em seguida, ler/revisar o material sobre os estágios de desenvolvimento de grupos e equipes de trabalho, constante do capítulo 10 do livro de nº 2. O objetivo é tentar entender qual o estágio de maturidade do grupo em que trabalho.
A adequada distribuição de tarefas requer, além do conhecimento dos processos de trabalho da unidade, a identificação das dificuldades individuais de realizar certas tarefas, para, então, propor ações corretivas – captar competências ou estimular o seu desenvolvimento internamente. Para tanto, recomenda-se ler o livro nº 8 e assistir os vídeos relacionados à delegação de tarefas.
Por fim, o estabelecimento de metas claras, desafiadoras e factíveis, depois da definição das competências, é o mais importante balizador gerencial no sentido de desenvolver o comprometimento da equipe com os resultados setoriais e organizacionais. Aprenda a elaborar metas úteis com o modelo SMART, a partir da leitura da apostila e dos sites externos selecionados.
Saiba que, além do material aqui colocado, a comunidade de colaboradores poderá ajudá-lo a colocar em prática os objetivos deste trilho. Bons estudos!
Artigos
Artigos relacionados ao gerenciamento de equipes
>> Revistas científicas:
1. A importância da liderança nas organizações
Autores: Arruda e cols.
Local de publicação: Revista Razão Contábil & Finanças, v. 1, n. 1, 2010.
Objetivo e recomendações: O artigo constitui-se numa revisão da literatura, focalizando os vários aspectos da temática estruturada como os tipos de liderança, as habilidades e as competências do líder na organização e sua atuação como instrumento que possibilita o diferencial competitivo. O objetivo primordial é provocar reflexões sobre a evolução conceitual de liderança e suas várias dimensões, evidenciando a relevância do tema.
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2. Inovação no governo e no setor público: desafios e implicações para a liderança
Autor: Erwin Schwella.
Local de publicação: Revista do Serviço Público, v. 56, n. 3, p. 259-276. 2005.
Objetivo e recomendações: busca promover uma reflexão sobre os novos desafios da liderança no setor público, apontando abordagens e estratégias para o comportamento da liderança, inclusive quanto ao gerenciamento das equipes de trabalho.
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3. Liderança: a administração do sentido
Por Cecília W. Bergamini. Revista de Administração de Empresas, v. 34, n. 3, 1994. A aceitação de um líder será tanto maior quanto mais ele for considerado como facilitador de consecução dos objetivos almejados pelos seus subordinados. A autora apresenta uma evolução histórica dos estudos e pesquisas sobre liderança.
Acesse aqui
4. Developing Leaders via Experience
Autor: Scott DeRue e Ned Wellman
Local de publicação: Journal of applied psychology, v. 94, n. 4, p. 859-875.
Data de publicação: 2009
Objetivo e recomendações: estudo demonstra a importância da prática do feedback no desenvolvimento de equipes de trabalho.
Acesse aqui
5. Competence Valuation as a Strategic Intrinsic Motivation Process
Autores: Elliot e cols.
Local de publicação: Personality and social psychology bulletin, v. 26, n. 7, 2000.
Data de publicação: 2000
Objetivo e recomendações: em estudos com estudantes universitários, os autores verificaram que, após receberem feedback positivo, os participantes reportaram maiores níveis de valorização da competência e de competência percebida. Essas variáveis, por sua vez, influenciavam a satisfação da pessoa com o trabalho.
Acesse aqui
6.Considering Leadership Climate Strength
Autor: Karin Sanders et al.
Local de publicação: Small Group Research, v. 42, n.1, p. 103-123.
Data de publicação: 2011
Objetivo e recomendações: estudo demonstra a influência positiva do estilo de liderança no comprometimento dos colaboradores.
Acesse aqui
7. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto?
Brandão, H. P.; Guimarães, T. A.
2001
Ao discutir cada uma dessas tecnologias de gestão, os autores as consideram complementares. Propõem uma abordagem integrada (gestão de desempenho baseada nas competências), que pode ser utilizada para fins de aprendizagem coletiva, desenvolvimento de equipes e gestão do conhecimento.
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8. Equipes Autogerenciáveis: a Autonomia como Fator para Aumentar a Satisfação e o Comprometimento dos Funcionários
Beatriz R. Machado e Luiz Carlos Rodrigues
2014
Revisão bibliográfica sobre equipes autogerenciaveis, conceito da administração relacionado à autonomia de equipes.
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9. The sandwich feedback method: Not very tasty
Autores: von Bergen e cols.
Local de publicação: Journal of Behavioral Studies in Business Volume 7
Data de publicação: Setembro, 2014
Objetivo e recomendações: os autores analisam as características do protocolo de “feedback sanduíche”, chegando à conclusão de que sua utilização é benéfica apenas para o gestor. Sugerem a utilização de técnicas alternativas, mais autênticas, o que deve ser ponderado considerando o grau de maturidade da equipe.
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10. What makes fora a great team?
Autor: J. Richard Hackman
Local de publicação: Psychological Science Agenda
Data de publicação: 2004
Objetivo e recomendações: Pesquisas identificaram 5 condições que, quando presentes, potencializam a efetividade de equipes.
Acesse aqui
>> Revista comercial / corporativa:
1. A liderança no contexto do serviço público
Autora: Cristina Duran
Local de publicação: página do TJDFT, 19.2.2016.
Objetivo e recomendações: para ser líder no serviço público é preciso uma reinvenção de si, do outro e do contexto. É preciso preparar-se para mudar por dentro. É preciso estar aberto para perceber, na crítica, um novo olhar. O artigo destaca a importância do diálogo e da percepção da equipe para essa transformação.
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2. Elogio e crítica
Autor: Rogério Martins
Local de publicação: Gestão estratégica em medicina laboratorial, n° 35. 2007.
Objetivo e recomendações: Neste artigo, o professor universitário e especialista em Recursos Humanos, Rogério Martins, comenta as dificuldades de receber e fazer críticas, mesmo quando elas são necessárias, e dá sugestões de como fazê-las de modo a serem realmente úteis e não parecerem ataques pessoais.
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3. 8 maneiras de montar equipes colaborativas
Autor: Lynda Gratton
Local de publicação: Harvard business review : Brasil, v. 85, n. 11, p. 58-67.
Data de publicação: nov. 2007
Objetivo e recomendações: em construção.
Disponível na biblioteca do TCDF
4. Como fazer reuniões produtivas
Autora: Sônia Jordão
Local de publicação: Gestão estratégica em medicina laboratorial, n° 35. 2007.
Objetivo e recomendações: As reuniões são importantes para o líder em uma empresa manter-se atualizado sobre o andamento do trabalho, verificar o que está acontecendo, o que está correto e o que vai mal. Neste artigo, a autora apresenta algumas regras simples para que uma reunião seja produtiva e dá sugestões sobre como devem se comportar as pessoas que vão participar.
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5. A Importância da Autonomia
Autora: Isabella Gonçalves
Objetivo e recomendações: Autonomia é a capacidade de estabelecer relações numa via de mão dupla, implicando iniciativa, responsabilidade e decisão.
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6. O que se pode e o que se deve no trabalho
Autor: Eugênio Mussak
Data de publicação: 2014
Objetivo e recomendações: Autonomia no trabalho corresponde a tomar atitudes e antecipar-se aos problemas. Um profissional autônomo não fica esperando ordens, nem se limita à sua função específica. Simplesmente faz, motivado pelo sentido do dever.
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7. Liderança situacional e a teoria de Hersey e Blanchard
Autora: Nathaly Bispo
Data de publicação: 2013
Objetivo e recomendações: A liderança situacional requer a habilidade de diagnosticar os liderados, com vistas a adaptar o estilo gerencial, otimizar o tempo e melhorar os resultados.
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8. Tente Feedforward em vez de Feedback
Autor: Marshall Goldsmith
Data de publicação:
Objetivo e recomendações:
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9. Técnica “sanduíche” para feedback – não pague mico
Autor: Roberto Cohen
Data de publicação:
Objetivo e recomendações:
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10. Esta é a pior forma de dar feedback para alguém no trabalho
Autora: Cláudia Gasparini (Você S/A)
Data de publicação: 2017
Objetivo e recomendações: Poucas pessoas sabem fazer críticas a chefes, colegas ou subordinados de forma eficiente. A autora aponta erros mais comuns – e, segundo ela, o mais grave de todos eles.
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11. A quinta disciplina – Peter Senge (resumo)
Autor: Breno Beraldi
Data de publicação: 2015
Objetivo e recomendações: resenha do livro “A quinta disciplina”, de Peter Senge.
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Livros
1. O Trabalho e as Organizações: atuações a partir da psicologia
Autoras: Lívia de Oliveira Borges; Luciana Mourão (orgs.)
Data de Publicação: 2013
Objetivo da leitura: compreender os processos de gestão de equipes de trabalho, a natureza das equipes de trabalho e desenvolver a capacidade crítica a respeito das possibilidades de intervenção, visando maximizar a efetividade das equipes.
Recomendações para a leitura: ler o capítulo 11 – Gestão de equipes de trabalho.
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2. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil
Autores: José Carlos Zanelli, Jairo E. Borges-Andrade, Antônio Virgílio B. Bastos
Data de publicação: 2014 (2ª Ed.)
Objetivos da leitura: Extensa e atualizada pesquisa bibliográfica sobre grupos e equipes de trabalho. Espera-se que o(a) gestor(a) encontre aqui mecanismos para identificar e desenvolver o grupo a ele(a) subordinado.
Recomendação de leitura: capítulo 10 “Grupos e equipes de trabalho nas organizações”, de Puente-Palácios e Albuquerque.
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3. Competências gerenciais: a abordagem de valores concorrentes na gestão
Autor: Robert E. Quinn et al.
Data de publicação: 2015 (6ª edição)
Objetivo da leitura: despertar para a importância de desenvolver habilidades de gestão e de alternar entre inúmeras “funções” e aplicar diferentes competências ao mesmo tempo.
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4. A nova arte do gerenciamento de pessoas
Autores: Phil Hunsaker, Tony Alessandra
Data de publicação: 2009
Objetivo da leitura: desenvolver equipes eficientes e produtivas, criando relacionamentos de confiança com os funcionários. A obra apresenta diversas maneiras de identificar, compreender e relacionar-se com diferentes tipos de pessoas.
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5. Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas
Autor: Idalberto Chiavenato
Data de publicação: 2005
Objetivo da leitura: um guia para os gerentes aprenderem a lidar com suas equipes de trabalho. O nome paradigma de gerência pressupõe o exercício da liderança impulsionadora e da gestão de pessoas, a partir do binômio liderança-colaboração.
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6. Gestão de pessoas práticas
Autor: Ricardo Xavier
Data de publicação: 2006
Objetivo da leitura: o autor apresenta situações de aplicação das habilidades abordadas nesta trilha, com foco no gerente, relativas ao desempenho individual e a aspectos coletivos da equipe de trabalho.
7. Autonomia 360°: Saberes aplicáveis na liderança atual.
Autora: Renata Jubram
Data de publicação: 2012
Objetivo da leitura: A autora explora a questão de autonomia enquanto consequência do processo de amadurecimento pessoal e profissional, chegando até o papel que a liderança exerce nesse processo. Uma reflexão pertinente aos gestores públicos, no sentido de fomentar a autonomia com responsabilidade para uma maior efetividade da equipe.
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8. Gestão por competências e gestão do conhecimento
Autores: Pedro Paulo Carbone e cols.
Data de publicação: 2009
Objetivo da leitura: Os autores explicam, de maneira simples, o que é o conceito de competências para a gestão de pessoas, como o gestor pode identificar competências faltantes e estimular seu desenvolvimento pelos integrantes da equipe.
Recomendação de leitura: primeira parte do livro.
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9. Managing teams
Autor: Select Knowledge
Data de publicação:
Objetivo da leitura: O trabalho em equipe efetivo é um elemento essencial das práticas modernas de gerenciamento. O objetivo deste livro é apresentar alguns conceitos básicos de trabalho em equipe, o relacionamento entre cada um deles e instrumentos para a prática do gerenciamento de equipes.
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10. A quinta disciplina
Autor: Peter Senge
Data de publicação: 2017
Objetivo da leitura: ao discorrer sobre o raciocínio sistêmico, apresentada como a quinta disciplina, o autor sugere uma abordagem mais ampla do feedback, entendido como um fluxo de influência recíproca.
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11. Desenvolvimento de equipes
Autores: Ana Maria Viegas Reis e colaboradores.
Ano: 2005
Recomendações de leitura: capítulos 1 a 3 para identificar os elementos concernentes ao desenvolvimento da equipe de trabalho. Capítulo 4, para orientações específicas sobre a comunicação no ambiente de trabalho (envolvendo o feedback e a condução de reuniões).
Objetivo da leitura: O tema equipes de trabalho é um dos mais discutidos quando se busca otimizar o desempenho de organizações. O livro pretende pontuar questões fundamentais e estimular a reflexão sobre equipes de trabalho.
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12. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas.
Autor: Ivanildo Izaias de Macêdo e colaboradores
Ano: 2006 (8ª edição)
Objetivo e recomendações de leitura: recomenda-se a leitura dos capítulos 4 a 7, relativa a aspectos práticos do dia-a-dia com equipes de trabalho, como motivação, comunicação, liderança e estágios de maturidade da equipe.
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13. Effective meetings: improving group decision making.
Autor: John Tropman
Ano: 2013
Objetivo da leitura: instrumentalizar-se para a condução de reuniões eficazes.
Resumo: Em formato acessível e estilo bem humorado, o livro oferece estratégias práticas para a realização de reuniões efetivas, destacando os processos envolvidos na tomada de decisões e as formas como os indivíduos contribuem para tomar decisões de melhor qualidade como um grupo.
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14. Knowledge solutions.
Autor: Olivier Serrat
Ano: 2017
Objetivo da leitura: dicas, papéis e princípios das reuniões efetivas.
Recomendação de leitura. capítulo 34, sobre a condução de reuniões.
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15. How to manage meetings
Autor: Alan Barker
Ano: 2002
Resumo: O livro aborda todos os aspectos da realização de uma reunião e fornece conselhos confiáveis sobre como torná-la efetiva. Os tópicos principais incluem a preparação para uma reunião, o estímulo à participação efetiva, condução da reunião, resolução de problemas dentro de um grupo, diferentes tipos de reuniões e acompanhamento de ações.
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Teses e TCC’s
Hugo Pena Brandão. Aprendizagem, contexto, competência e desempenho: um estudo multinível (Tese de doutorado). Brasília: UnB, 2009
Extensa e atualizada revisão de literatura sobre o tema competências gerenciais. Além de relacionar as variáveis competências, suporte organizacional e desempenho no trabalho, o estudo busca validar um modelo de expressão de competências gerenciais.
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Maria Betânia Silva. A liderança na gestão pública e seu papel no desenvolvimento. Rio de Janeiro: ESG, 2015.
Traz uma breve revisão de literatura sobre estilos de liderança (tópico 3.2 do trabalho), níveis de maturidade de equipes e competências gerenciais. A partir da leitura, procure identificar o estágio de maturidade da equipe em que trabalha e os atributos ideais conforme cada perfil de liderança.
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Beatriz Ribeiro Machado. Equipes autogerenciáveis: a autonomia como fator para aumentar a satisfação e o comprometimento dos Funcionários. Volta Redonda: UFF, 2014. PDF
A autora apresenta revisão de literatura sobre equipes autogerenciáveis e sua pesquisa evidencia a relação entre participação no processo decisório e satisfação no trabalho, por parte de trabalhadores de diferentes setores da economia.
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João Gabriel M. Matos. Leadership Pipeline: Preferência dos liderados em relação à liderança transformacional e transacional na hierarquia organizacional. 2015. 38 f. Dissertação (Mestrado) – Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, São Paulo, 2015. PDF.
A pesquisa relaciona estilos de liderança e níveis organizacionais. O autor examina as preferências dos liderados em relação aos estilos por eles desejáveis.
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Legislação pertinente
1. Lei Complementar n° 840/2011: O estatuto do servidor público civil do DF prevê que o cargo de chefia é aquele cujo desempenho envolva relação direta e imediata de subordinação (art. 5º). Diversas competências das chefias estão estabelecidas nessa Lei Complementar, entre as quais a avaliação de servidores.
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2. Lei n° 4.356/2009: institui o Plano de Carreira, cargos e remunerações dos servidores do Quadro de Pessoal do TCDF. Prevê a sistemática de gestão do desempenho como instrumento gerencial, com o objetivo de auxiliar o planejamento das atividades setoriais, propiciar a melhoria das relações de trabalho e acompanhar o desempenho de indivíduos e equipes.
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3. Resolução n° 225/11: Dispõe sobre o Sistema de Gestão de Pessoas do TCDF. Prevê os subsistemas de gestão de pessoas do TCDF, entre os quais o de Suporte à gestão e o modelo de Consultoria interna. Nos últimos anos, o Tribunal vem normatizando cada um desses subsistemas, e em relação a qualquer tema o gestor pode solicitar o apoio da SEGEP.
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Vídeos no Youtube
Palestras, tutoriais e apresentações sobre gerenciamento de equipes
1. Papo rápido sobre feedback
Ano: 2015
Sinopse: Conceitua o que é feedback e seus propósitos; diferencia os tipos de feedback: positivo, corretivo e insignificante.
Análise do vídeo: Foco procedimental.
2. O papel do feedback na gestão
Ano: 2015
Sinopse: Formal ou informal. Constante ou episódico. Individual ou coletivo. Quais as características que devem pautar um feedback assertivo? Qual o papel do feedback no processo de gerenciamento de equipes?
Análise do vídeo: Foco procedimental
3. Características de um bom feedback
Ano: 2015
Sinopse: Você, gestor, entende que dá o respaldo que sua equipe espera e precisa? Dá um retorno assertivo e eficaz aos seus colaboradores? Entrevista com a consultora Samantha Lucchini sobre as características de um bom feedback.
Análise do vídeo: foco procedimental.
4. Palestra “dar e receber feedback” (TRT-PR)
Ano: 2015
Sinopse: O consultor Euclides, da Leme Consultoria, busca relacionar a prática do feedback ao planejamento e à gestão do trabalho em equipe. Palestra ministrada aos servidores do TRT-PR. A palestra está dividida em partes 1 e 2.
Análise do vídeo: foco procedimental.
5. Dando feedback: aprenda a técnica do sanduíche!
Ano: 2011
Sinopse: A consultora Daniela do Lago ensina como transmitir um feedback de maneira objetiva, clara e sem ruídos – é a técnica do sanduíche.
Análise do vídeo: foco procedimental.
6. Feedback x feedforward
Ano: 2015
Sinopse: Diferencia os conceitos e os objetivos do feedback e do feedforward; apresenta a importância da preparação de dar e receber o feedback. Videoaula gratuita.
Análise do vídeo: foco procedimental.
7. Vídeo-aula 01 – Técnicas de feedback
Ano: 2014
Sinopse: Conceitos e características do feedback, estágios da recepção ao feedback até a mudança comportamental. Apresenta uma proposta de matriz de feedback, composta pela intenção e ética pessoal.
Análise do vídeo: Foco relacional.
8. O bom feedback tem metodologia correta
Ano: 2014
Sinopse: O feedback como uma orientação de comportamentos tendo como referência um propósito, seja um resultado ou o objetivo da Organização; o feedback deve ser objetivo, evitando reações afetivas.
Análise do vídeo: foco relacional.
9. Como reagir a um “fodeback”?
Ano:
Sinopse: Sabe aquele momento em que seu chefe chama para um conversa e fala tudo o que devia e o que não devia… Sim, o tal “fodeback” ou feedback negativo. Como reagir num momento desses?
Análise do vídeo: foco relacional.
10. Como Lidar com Feedback Negativo
Ano:
Sinopse: Existem dois tipos de feedbacks: os positivos e os negativos. E há também duas formas de recebê-los: forma positiva e forma negativa.
Análise do vídeo: foco relacional.
11. Feedback: como lidar com ele
Ano:
Sinopse: Muitas vezes as pessoas falam com intenção de ajudar, mas cabe a você avaliar a qualidade do feedback.
Análise do vídeo: foco relacional.
12. Reuniões eficazes
Ano: 2014
Sinopse: uma “sessão de horror” ou oportunidade de produção de ideias úteis? O histórico de reuniões é tão ruim nas empresas que algumas decidem não fazer mais reuniões. “É como alguém que tem um chuveiro ruim optar por não tomar mais banho”. Na verdade, as organizações precisam de métodos que ajudam a obter melhores resultados.
Análise do vídeo: foco procedimental: 8 protocolos para disciplinar a condução de reuniões.
13. Como conduzir reuniões de forma assertiva
Ano: 2015
Sinopse: dicas para a realização de reuniões produtivas.
Análise do vídeo: ressalta a importância da preparação da reunião: estabelecimento da pauta, participantes, convite, material para análise, escolha do ambiente, entre outros.
14. Como fazer uma reunião mais produtiva
Ano: 2014
Sinopse: Você sabe como se comportar em uma reunião? Você sabe como lidar com cada tipo de pessoa numa reunião? Celso Maiorky traz várias sacadas de como fazer a reunião muito mais produtiva.
Análise do vídeo: foco relacional – relação da reunião com o feedback individual, gestão do tempo, modo de lidar com cada participante, entre outras dicas, são abordadas nesse vídeo.
15. Tutorial Como Fazer Ata de Reunião usando o Evernote
Ano: 2017
Sinopse: É fundamental ter certo nível de organização no seu ambiente profissional. Neste vídeo, é apresentado um macete que ajuda muito: o modelo de ata de reunião no Evernote.
Análise do vídeo: esse aplicativo para smartphone pode ajudar o gestor a seguir a pauta da reunião, a registrar os principais pontos da discussão e os encaminhamentos gerados.
16. Autonomia no Trabalho
Ano: 2016
Sinopse: dicas para ganhar confiança e se tornar mais autônomo no trabalho, melhorando o desempenho individual.
Análise do vídeo: O gestor pode explorar, aos poucos, as dicas apresentadas para desenvolver autonomia dos integrantes da equipe no trabalho.
17. Conexão Profissional – O que significa ter autonomia?
Ano: 2017
Sinopse: conceito de autonomia, sua relação com a maturidade profissional e a responsabilidade.
Análise do vídeo: Entre as dicas apresentadas, a especialista cita o acordo de trabalho entre gestor e servidor. A partir dos limites da atuação, o colaborador passa a desenvolver a autonomia.
18. O que é o Esclarecimento – Autonomia em Kant
Ano: 2011
Sinopse: Professor da PUC Campinas Luiz Paulo Rouanet comenta as ideias contidas no texto do filósofo Immanuel Kant.
Análise do vídeo: aborda a autonomia do ponto de vista filosófico, considerando a resposta de Kant à pergunta “o que é esclarecimento”?
19. Como se livrar do “só eu sei fazer”
Ano: 2017
O psicoterapeuta Luiz Fernando Garcia explica como surge esse comportamento que afeta o gerenciamento de equipes, deixando o gestor atolado em tarefas desnecessárias e como você contornar essa situação.
20. Meu chefe é centralizador, e agora?
Ano: 2014
Sinopse: Dicas sobre como lidar com um chefe centralizador.
Análise do vídeo: É esperado do colaborador que tenha uma compreensão empática de que o gestor necessita ter confiança em sua equipe, pois uma grande responsabilidade recai sobre ele.
21. A Arte de Delegar em 7 Níveis
Ano: 2016
Sinopse: André Faria apresenta 7 níveis de delegação que podem ser aplicados a pessoas, equipes ou papéis para áreas de decisão diferentes.
Análise do vídeo: A diferença entre o gestor que desmotiva a equipe e o que motiva e alcança resultado é a capacidade de vender a ideia, explicando claramente o que, como e porque algo deve ser feito.
22. Como delegar sem achar que está perdendo poder
Ano: 2014
Sinopse: A Robert Half foi ouvir os líderes de negócios e apresenta os maiores obstáculos do caminho do sucesso, apontados pelos próprios presidentes.
Análise do vídeo: a importância de dividir responsabilidade para motivar as pessoas, otimizar recursos, garantir a qualidade das decisões e superar resultados. Para tanto, é preciso conhecer as características da equipe e de que modo lidar com ela.
23. Liderança – Como Delegar
Ano: 2010
Sinopse: Marco Fabossi nos dá importantes dicas sobre como delegar em nosso dia-a-dia como líder.
Análise do vídeo: maturidade em relação às tarefas e como o líder precisa trabalhar para que essas tarefas sejam realizadas a contento e com o adequado nível de envolvimento.
24. Liderança Situacional
Ano: 2008
Sinopse: Dr. Paul Hersey, teórico da liderança situacional, explica que líderes não são apenas aqueles que nasceram para liderar.
Análise do vídeo: É possível aprender a liderar, com o grau apropriado de orientação e suporte.
25. Gestão Eficaz- Liderança Situacional
Ano: 2012
Sinopse: Entrevista com Reinaldo Paiva sobre liderança, competências gerenciais e a liderança situacional.
Análise do vídeo: O consultor explica a liderança situacional a partir do modo de condução da equipe.
Palestras no TED
1. Como gerir a criatividade coletiva
Sinopse: A professora de Harvard, Linda Hill, coautora de “Gênio Coletivo”, estudou algumas das companhias mais criativas do mundo para criar um conjunto de ferramentas e táticas para manter grandes ideias fluindo – de todos na companhia e não apenas dos escolhidos como “criativos”.
Análise do vídeo: estimular o gestor a descobrir em sua equipe a criatividade escondida, dando à cada ideia uma grande chance.
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2. Sobre colaboração
Sinopse: Howard Rheingold fala sobre a chegada do mundo colaborativo, mídia participativa e ação coletiva – e como a Wikipedia é na verdade um fruto natural do instinto humano de trabalhar em grupo.
Análise do vídeo: reflexão sobre o compartilhamento do conhecimento com a equipe com vistas à colaboração e à sinergia entre os integrantes.
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3. Como grandes líderes inspiram ação
Sinopse: Simon Sinek tem um modelo simples mas poderoso para uma liderança inspiradora todas começando com um círculo dourado e a questão “Por quê?”.
Análise do vídeo: motivar o gestor a refletir sobre sua atuação, a partir de informações obtidas de seu ambiente.
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4. Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir
Sinopse: Você já se sentiu como se, ao falar, ninguém ouvisse? Julian Treasure está aqui para ajudar. Nessa palestra bastante útil, o especialista em sons demonstra como falar poderosamente; desde exercícios vocais até dicas de como falar com empatia. Uma palestra que pode ajudar o mundo a soar mais bonito.
Análise do vídeo: instrumentalizar para a prática do feedback individual e coletivo.
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5. 5 maneiras de escutar melhor
Sinopse: Em nosso mundo cada vez mais ruidoso, diz o especialista em som Julian Treasure, “Nós estamos perdendo nossa habilidade de escutar”. Nesta palestra curta e fascinante, Treasure compartilha cinco maneiras de ressintonizar seus ouvidos para escutar conscientemente as outras pessoas e o mundo ao seu redor.
Análise do vídeo: instrumentalizar para o recebimento de feedback e para o aprimoramento do diálogo com a equipe.
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6.Não basta ser líder, é preciso parecer
Sinopse: Alexandre Monteiro sobe ao palco do TEDx para falar da importância da linguagem corporal de um Líder.
Análise do vídeo: O palestrante apresenta a importância da linguagem corporal congruente com os propósitos e objetivos, de modo a gerar confiança e empatia da equipe de trabalho e demais interlocutores.
7.Autonomia e liberdade: transformando alunos em estudantes
Sinopse: Professor de Linguagens e Redação há mais de 16 anos, além de ter formação profissional em Coaching, Eduardo defende que o estudante tradicional de hoje é carente, sem orientação e precisa saber qual é o verdadeiro caminho que deve seguir na sua formação para o século XXI.
Análise do vídeo: o professor alerta para a relevância da aprendizagem de habilidades não-cognitivas, ou skills for the future, o que demanda respnsabilidade. Essa realidade deve ser incorporada também ao contexto de trabalho.
8. Construindo uma Tropa de Elite
Sinopse: Paulo Storani fala sobre como construir uma equipe de alto rendimento, uma verdadeira “Tropa de Elite”. TEDx Morro do Imperador, Juiz de Fora (MG).
Análise do vídeo: o palestrante apresenta as bases para a construção do BOPE, batalhão policial submetido a grandes riscos. Os princípios e os pilares institucionais, apresentados aos candidatos desde o início, incluem o aprendizado, o estabelecimento de metas (missões) e o controle do desempenho.
9. O quebra-cabeça da motivação
O analista de carreira Dan Pink examina o quebra-cabeça da motivação, começando com um fato que os cientistas sociais sabem, mas a maioria dos gerentes não: recompensas tradicionais nem sempre são tão eficazes como pensamos. Ouça histórias esclarecedoras – e talvez, um caminho a seguir.
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Documentos e formulários internos
Painel de Contribuição da Unidade
O Painel de Contribuição da Unidade é uma ferramenta de apoio ao gestor que possibilita visualizar e compreender o alinhamento da unidade em relação à estratégia corporativa, no qual devem ser descritos o objetivo de contribuição da unidade relativamente ao objetivo estratégico da organização, o indicador setorial, a meta setorial para o exercício e as ações setoriais (iniciativas/projetos/atividades).
Formulário de Acordo de trabalho
O acordo de trabalho representa a pactuação dos objetivos e compromissos individuais e setoriais entre gestor e servidores de determinada unidade. As metas decorrerão de objetivos estratégicos, táticos e/ou operacionais (desdobrados, por exemplo, por meio do Painel de Contribuição). Já as competências devem ser definidas a partir daquelas constantes do Perfil Ocupacional.
Formulário de acordo de trabalho
Estruturação do feedback sobre o desempenho do servidor
Periodicamente, é necessário parar para fazer uma reflexão sobre o desempenho de cada integrante da equipe. Neste formulário, o gestor pode estruturar todo o feedback que precisa ser fornecido ao servidor, utilizando a técnica “sanduíche”. O objetivo é manter uma “memória auxiliar” para a etapa de formalização e buscar corrigir o que não está adequado antes do final do ciclo. A chefia pode registrar qualquer aspecto relacionado ao desempenho – cumprimento das metas estabelecidas, agregação ou supressão de atividades, comportamentos, contribuições extraordinárias, etc.
Apostilas e manuais
1. Apostila público-alvo: apresenta a abrangência do público-alvo do Tribunal a quem é direcionada a presente Trilha. Não é possível definir um perfil do gestor do TCDF, pois as características são bastante diversificadas.
Elaborada especificamente para a trilha.
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2. Condução de Reuniões – Manual do formador: a reunião é um dos instrumentos mais importantes para a gestão, mas muitas vezes é considerada um grande desperdiçador de tempo. Este manual pretende ser um guia de apoio para auxiliar o gestor a otimizar o recurso da reunião, de modo a facilitar o desempenho e concretizar os objetivos de trabalho.Descubra o potencial das reuniões!
Elaborada especificamente para a trilha.
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3. Apostila do curso Técnicas de organização e condução de reunião (EGOV/SEPLAG-DF): aborda de forma simples os principais aspectos envolvidos na decisão de se realizar ou não uma reunião, de modo a torná-la mais efetiva. Apresenta protocolos e instrumentos para a condução de reuniões.
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4. Manual de avaliação especial de servidor em estágio probatório: elaborado por Comissão e aprovado em Plenário, esse documento é um guia para que as chefias do TCDF realizem a avaliação de seus servidores em estágio probatório, o que envolve não apenas o momento de avaliar, como também a delegação das tarefas (acordo de trabalho), o acompanhamento contínuo e o feedback quanto a sua atuação.
5. Cartilha informativa sobre o sistema de gestão do desempenho do TCDF: elaborado pelo Serviço de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento de Competências, apresenta a fundamentação legal e explica os fatores, as fases e os procedimentos de gestão do desempenho de indivíduos e equipes. As etapas do ciclo de gestão ensejam a prática das habilidades de que trata esta Trilha – condução de reuniões, fornecimento e recebimento de feedback e delegação de tarefas.
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6. Escrevendo metas espertas (Writing SMART goals): material em inglês explicando a importância de metas adequadamente declaradas, definindo os parâmetros para sua redação e propondo um exercício ao final.
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Cursos
1. Comunicação e Feedback Gerencial
Curso presencial externo pago. Instituição promotora: IDEMP
Objetivo: alinhar com os participantes (Gerentes, potenciais gerentes e líderes de equipes) o entendimento pleno do processo de comunicação e feedback, de modo a manter transparente e efetivo o acompanhamento de desempenhos pessoais e das equipes. Carga horária: 16h.
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2. Papel do Gerente na Gestão do Desempenho de Equipe
Curso presencial externo gratuito (ENAP). Consultar turmas.
Objetivo: O curso oferece aos participantes uma oportunidade de utilizar coaching e feedback como instrumentos para ampliar a eficácia da gestão do desempenho individual no trabalho em equipe.
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3. Desenvolvimento de líderes
Curso online externo pago. Instituição promotora: PortoGente.
Objetivo: a expansão da visão do líder para atuar na gestão de mudanças e na capacidade de condução de suas equipes, aprimorando sua comunicação e relacionamento interpessoal para fomentar autonomia da equipe.
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4. Curso de feedback online
Curso online externo pago. Instituição promotora: IPED.
Objetivo: conhecer os principais conceitos de feedback, quais as competências e habilidades necessárias para fornecer feedback, como reagir ao recebê-lo.
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5. Feedback, com Eugênio Mussak
Curso online externo pago. Instituição promotora: Portal Educação.
Objetivo: apresenta um panorama a respeito da importância desse recurso no mercado de trabalho atual, em que as empresas exigem não apenas competência profissional de seus colaboradores, mas, também, maturidade e bom convívio em equipe.
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6. Organização do Trabalho: Administração do Tempo, Reuniões Eficazes e Delegação.
Curso presencial pago. Instituição promotora: IDEMP
Praticar a boa administração do tempo requer disciplina e organização. O desafio é planejar, observar prioridades, conduzir/participar de reuniões produtivas, delegar, obter resultados e reservar tempo para pensar e planejar o futuro.
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7. Organização do Trabalho: Administração do Tempo, Reuniões Eficazes e Delegação.
Curso presencial pago. Instituição promotora: IDEMP
Praticar a boa administração do tempo requer disciplina e organização. O desafio é planejar, observar prioridades, conduzir/participar de reuniões produtivas, delegar, obter resultados e reservar tempo para pensar e planejar o futuro.
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8. Gestão estratégica com foco na administração pública
Curso online sem custo. Instituição promotora: ILB/Senado
Apresenta e articula os conceitos de liderança, estratégia, motivação, inteligências múltiplas e outros relevantes para a atuação gerencial.
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9. Desenvolvimento de equipes
Curso online sem custo. Instituição promotora: ILB/Senado
Aborda aspectos da atuação gerencial como administração do tempo, feedback e realização de reuniões de trabalho.
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Filmes
Filmes do circuito comercial que abordam questões sobre estilos de liderança, feedback, reuniões e trabalho em equipe.
“Adorável professor”
Ano: 1995
Sinopse: Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor.
Análise do vídeo: Quando uma aluna pensa em desistir, Mr. Holland reverte a situação, dando uma lição de feedback e inspiração. Mesmo que o professor não siga à risca as técnicas de feedback, até porque momento exigia improvisação, sua abordagem empática e focada na dificuldade apresentada tem um incrível poder de mudar a atitude da aluna.
“Bagdad cafe”
Ano: 1987
Sinopse: Depois de brigar com seu marido e abandoná-lo na estrada, a turista alemã Jasmin caminha pelo deserto do Arizona até chegar ao posto-motel Bagdad Café. Recebida com aspereza por Brenda, a dona do local que acabou de colocar o marido para fora de casa, Jasmin aos poucos se acostuma com os clientes e hóspedes do motel.
Análise do filme: com a aplicação de diversos princípios gerenciais e um toque de “mágica”, um café de beira de estrada torna-se uma atração regional. Observa-se, a partir da identificação e valorização das potencialidades individuais, o funcionamento de uma equipe autogerenciável, com papéis claramente definidos e um espírito de cooperação para o alcance de resultados.
Divertida-Mente
Ano: 2015
Sinopse: Liderados pela radiante Alegria, os sentimentos Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza comandam a cabeça da menina Riley. Após um acidente, duas integrantes são expelidas da sala de controle. Os sentimentos que ficaram tentam fazer com que a menina não se afete enquanto as outras duas buscam voltar.
Análise do vídeo: aborda a importância da inteligência emocional, tanto para gerenciar quanto para a vida, em geral. Em relação a este trilho, cabe destacar que os integrantes da equipe podem dar contribuições decisivas para a tomada de decisões, de modo que o gestor deve manter mecanismos para estimular e valorizar a participação das pessoas.
Assistir no Netflix
“Vida de inseto”
Ano: 1998
Sinopse: Flik é uma formiga cheia de ideias e sempre causa problemas na sua colônia. Seu último acidente foi destruir os alimentos que seriam usados para pagamento ao gafanhoto Hopper. Agora, Hopper está exigindo o dobro, senão a colônia será aniquilada. Para evitar o desastre, Flik tenta recrutar combatentes para defender o local, e quando encontra um bando de insetos voadores, ele acredita que encontrou a sua salvação.
Análise do filme: o filme mostra a importância da direção para a coesão da equipe e alcance dos propósitos.
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“Os Incríveis”
Ano: 2004
Sinopse: Depois que o governo baniu o uso de superpoderes, o maior herói do planeta, o Sr. Incrível, vive agora uma vida normal e pacata com sua família. Apesar de feliz com a vida doméstica, o Sr. Incrível ainda sente falta dos tempos em que viveu como super-herói, e sua grande chance de entrar em ação novamente surge quando um velho inimigo volta a atacar. Só que agora ele terá que contar com a ajuda de toda a família para vencer o vilão!
Análise do filme: os personagens, durante suas missões em família, aplicam preceitos de liderança situacional – orientação, confiança, feedback, apoio e valorização dos talentos individuais.
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“Ratattouille”
Ano: 2007
Sinopse: Remy é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Ao visitar a cozinha do restaurante de seu grande ídolo, conhece Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy indica o que ele deve fazer ao cozinhar.
Análise do vídeo:
cenas do filme são exemplos de como dar e receber feedback.
Assistir no Telecine play | Assistir no Netflix
“Amor sem escalas”
Ano: 2009
Sinopse: Ryan Bingham tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener, que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho.
Análise do filme: Quando o feedback bem estruturado pode transformar um momento desastroso em um poderoso insight de redirecionamento de carreira.
Sites externos
Significado da palavra feedback: https://www.significados.com.br/feedback/
O que é feedback. http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-feedback/64884/
O que é o feedback no ambiente organizacional? http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Artigo/3745/o-que-e-o-feedback-no-ambiente-organizacional.html
“12 técnicas de feedback”: https://www.portalgsti.com.br/2013/03/12-tecnicas-de-feedback.html
Escuta ativa – a importância de se ter uma escuta ativa para ajudar os outros e a si mesmo: http://www.amana-key.com.br/escuta-ativa.html
‘Feedforward’- conceito chave para ‘fazer acontecer’: http://www.mhconsult.com.br/index.php/feedforward-conceito-chave-para-fazer-acontecer/
Feedforward – um novo conceito chega à avaliação de desempenho: http://claudiotrajano.com.br/?p=249
Cultura de coaching, feedback e feedforward: http://www.evolucaohumana.com.br/blog/?p=868
Feedforward – um novo conceito chega à avaliação de desempenho: http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Materia/6875/feedforward-um-novo-conceito-chega-a-avaliacao-de-desempenho.html
Pratique o feedforward, não o feedback, por Fernando Barrichelo: http://www.barrichelo.com.br/blog/trechos.asp?id=153
Feedforward: http://abrhmg.org.br/biblioteca/feedforward/
Como receber feedbacks? Série sobre feedback. https://medium.com/@felipedemoraes/como-receber-feedbacks-s%C3%A9rie-sobre-feedback-3ba0007df964
O que é um feedback? | Série sobre Feedback. https://medium.com/carreira-thoughtworks/o-que-%C3%A9-um-feedback-s%C3%A9rie-sobre-feedback-62ad2e4a405d
20 coisas para não fazer no feedback: https://medium.com/carreira-thoughtworks/https-medium-com-felipedemoraes-20-coisas-para-nao-fazer-no-feedback-serie-sobre-feedback-af8b5d68ebe5
“Como Conduzir Reuniões Eficazes: 6 passos (com imagens)”: http://pt.wikihow.com/Conduzir-Reuniões-Eficazes
“8 dicas para realizar reuniões rápidas e mais produtivas”: https://www.sbcoaching.com.br/blog/carreira/8-dicas-para-realizar-reunioes-rapidas-e-mais-produtivas
“12 dicas para tornar a reunião com sua equipe mais produtiva”: http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Dicas/6100/12-dias-para-tornar-a-reuniao-com-sua-equipe-mais-produtiva.html
“Veja 8 dicas para fazer reuniões produtivas na sua empresa”: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/colunistas/jose-dornelas/2013/02/11/veja-8-dicas-para-faca-reunioes-produtivas-na-sua-empresa.htm
Modelo SMART. Artigo da Wikipedia sobre os critérios para a elaboração de metas eficazes. Material em inglês: https://en.wikipedia.org/wiki/SMART_criteria
Método SMART: estabelecendo metas inteligentes para uma vida de sucesso.
http://lpprodutividade.com.br/blog/metas-smart/
Estabelecendo metas de sucesso: 5 estratégias alternativas ao método SMART. Por Leonardo Polak. http://lpprodutividade.com.br/blog/metas-alternativas-ao-smart/
O que é OKR? Entenda como o Google define suas metas. https://impulse.net.br/okr-metas-google/
Como definir metas: os 7 melhores vídeos para alcançar os seus objetivos. http://lpprodutividade.com.br/blog/videos-metas/
Questionários
[WpProQuiz 16]
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