Trabalho em Equipe

OBJETIVO

Ao final da trilha, os participantes deverão agir de forma cooperativa, por meio de uma comunicação assertiva, menos violenta e com uma maior organização no fluxo de trabalho. Serão capazes de promover a coesão grupal como consequência de relações interpessoais mais ricas e menos conflituosas.

ESCOPO

Trata-se de uma trilha voltada para o desenvolvimento de competências comportamentais com o intuito de sensibilizar os servidores para a necessidade do esforço coletivo na direção da resolução de problemas Institucionais.

Essa trilha procura motivar os servidores a compreenderem as vantagens da aplicação dos fundamentos da cooperação, da comunicação não-violenta, da valorização das diferenças individuais, do desenvolvimento de bons relacionamentos interpessoais, da organização do tempo e do trabalho em equipe como catalisadores de mudança pessoal e Institucional.

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo prioritário desta trilha são servidores, auditores, diretores e secretários, que trabalham diariamente nas Equipes de Auditoria do Tribunal. Contudo, é possível afirmar que a trilha pode ser útil a todos os colaboradores, mesmo os que não trabalham em uma equipe formalmente estruturada.

COMPETÊNCIAS-ALVO

As principais competências a se desenvolver com essa trilha são:

  • Compartilhar com colegas informações e conhecimentos relacionados à atividade profissional, contribuindo para a melhoria dos processos e para o desenvolvimento de competências dos integrantes da equipe.
  • Conduzir suas ações de forma a promover o diálogo e o bom relacionamento com os seus pares.
  • Usar gentileza e diplomacia para lidar com as pessoas, demonstrando consideração e respeito em situações de conflito.
  • Tratar seus pares, superiores e demais pessoas com quem se relaciona com urbanidade e respeito.
  • Colaborar para a construção de um clima de trabalho favorável, buscando o equilíbrio entre os objetivos profissionais e os relacionamentos.

ORIENTAÇÕES

Esta trilha tem 4 trilhos que foram desenvolvidos a partir de entrevistas com diretores e secretários do Tribunal. Para que o Trilheiro chegue ao último trilho – das ilhas para a cooperação – é importante que passe pelos trilhos anteriores caso veja que é necessário. Responda as seguintes perguntas que avaliam se você necessita adquirir algumas competências fundamentais para propiciar a criação de equipes harmônicas e eficientes.

1 – Desejo melhorar a minha escuta, expressar melhor as minhas necessidades com menos agressividade e ser melhor compreendido?

Vá para o Trilho 1: Comunicação Empática.

2 – Preciso desenvolver a habilidade de me expressar melhor, de escolher o que é preciso fazer, avaliar se é o momento e o local certo para expor o meu desejo? Vá para o Trilho 2 – Habilidades Sociais – Desenvolvendo a Assertividade.

3 – Percebo que a minha vida é desorganizada, tenho pouco tempo para família ou para o Lazer, organizo mal minhas tarefas, estou sempre atrasado e parece que não tenho tempo para nada? Vá para o Trilho 3 – Como organizar e aproveitar o tempo.

Assim que compreender e tentar colocar em prática as dicas que serão oferecidas nos Trilhos anteriores, vá para o trilho 4 – das ilhas para a cooperação. Esse trilho traz a paradigma da cooperação como fundamento essencial para a sociedade em que nos encontramos, oferece dicas e métodos para resolução de problemas nas equipes, além de buscar ajudar o trilheiro a ter ferramentas para desenvolver equipes de alto rendimento.

TRILHOS

Recomenda-se iniciar este Trilho pela leitura do primeiro capítulo da Dissertação – Construindo uma Cultura de Paz: a Abordagem Gestáltica como Instrumento – para  o trilheiro que deseja familiarizar-se com os conceitos de violência, não violência, conflito e mediação de conflito. Logo após, assista ao vídeo do Youtube – Ética, Gentileza e Cordialidade – do Filósofo e Escritor Mário Sérgio Cortella para que entenda a importância dos pequenos gestos diários. Em seguida, inicie a leitura do Livro Comunicação Não-Violenta de Marshal Rosenberg. Este livro é o instrumento mais importante da trilha e auxiliará o trilheiro a compreender os processos de condicionamento que levam ao comportamento agressivo. Depois de ler o livro, já será possível realizar o teste específico do Trilho, contudo, recomenda-se a leitura dos outros materiais disponíveis.

 

Recomenda-se iniciar o trilho respondendo o Inventário Comportamento Assertivo dos autores Albert e Emmons para saber qual estilo de comportamento se enquadra no que é praticado hoje em sua vida – passivo, agressivo ou assertivo. Logo após, sugere-se a leitura do artigo Treino Assertivo para a depressão: uma revisão bibliográfica, principalmente nas partes que o documento explica os estilos de comportamento e como o Treino Assertivo é útil até para o tratamento de algumas psicopatologias. Em seguida, indica-se a leitura do Guia – Comportamento Assertivo: Um Guia de auto expressão – para que, com base nos exemplos usados, a prática do comportamento assertivo fique mais ilustrada. Recomenda-se a leitura dos outros documentos do trilho, do livro Poder do Hábito e a realização do teste de conhecimento ao final da capacitação.

Recomenda-se iniciar este trilho pelo Vídeo no Youtube – 10 ideias de como administrar o tempo – do professor Leandro Karnal. Logo após, inicie a Leitura do livro Tríade do tempo e descubra em qual área da sua vida tem depositado mais esforço e se isso está desequilibrado. Em Seguida, indica-se a leitura do livro Administre seu tempo e aprenda a como lidar com os diferentes componentes do tempo no seu trabalho. Assim que terminar a leitura deste livro, recomenda-se que o trilheiro também leia o livro O poder do Hábito – livro importante para trilha como um todo. Ao final do curso, assista aos vídeos de Christian Barbosa e desmistifique, com o próprio exemplo dele, algumas crenças equivocadas que fazemos sobre a administração do tempo. Sugere-se realizar o teste de conhecimento ao final da capacitação.

Recomenda-se iniciar este trilho pelo Vídeo no Youtube – Como transformar grupos em equipes – do professor Gilberto Cury. Logo após, inicie a Leitura do livro Introdução à Administração para aprender quais os tipos de grupos possíveis em uma organização. Em Seguida, indica-se a leitura do livro Comportamento Organizacional para aprender um pouco mais nos capítulos dedicados às equipes de trabalho. Assim que terminar a leitura dos capítulos sugeridos deste livro, recomenda-se que o trilheiro assista o vídeo do Youtube  – 5 estratégias para criar uma equipe mais produtiva.   Ao final do curso, assista os demais vídeos disponibilizados e leia o livro Trabalho em Equipe, focando nos pontos que achar mais interessantes para a sua formação. Sugere-se realizar o teste de conhecimento ao final da capacitação.

OPÇÕES DE APRENDIZAGEM

LIVROS

VÍDEOS

ARTIGOS

MANUAIS E PROCEDIMENTOS

PÓS-GRADUAÇÃO

CURSOS

DISSERTAÇÕES E TESES

FILMES

INVENTÁRIOS

TESTE O SEU CONHECIMENTO

Livros

  • Comunicação não-violenta – técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais.

Rosenberg. Marshall B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais I Marshall B. Rosenberg ; [tradução Mário Vilela]. – São Paulo: Ágora, 2006.

Sinopse: Manual prático e didático que apresenta metodologia criada pelo autor Marshall B. Rosenberg, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos.

Objetivo da leitura: O livro irá auxiliar o leitor a se libertar dos condicionamentos e dos efeitos de experiências passadas. Ajudará na transformação de padrões de pensamento que conduzem a discussões, raiva e depressão. O objetivo central é que o trilheiro aprenda os conceitos principais para resolver seus conflitos pacificamente e crie relacionamentos interpessoais baseados em respeito mútuo, compaixão e cooperação.

Recomendações para a Leitura: É importante que o trilheiro leia os capítulos com calma. Entre um capítulo e outro, teste as recomendações de Marshall na resolução de conflitos do seu ambiente de trabalho.

Acesse aqui o livro parcial.

Livro físico disponível aqui.

  •  A Tríade do Tempo – Um modelo comprovado para organizar sua vida e aumentar sua produtividade e seu equilíbrio.

Barbosa, Christian, A Tríade do Tempo. Editora Canaje 2005.

Sinopse: Neste livro, Christian Barbosa oferece uma possível solução para quem deseja uma vida mais equilibrada, voltada para a realização dos seus sonhos. Com base em uma pesquisa realizada com mais de 42 mil pessoas em todo o mundo, ele apresenta um método de planejamento pessoal que pode ajudar o leitor a organizar sua vida e se tornar mais produtivo. A partir do conceito de que o tempo se divide em três esferas – importante, urgente e circunstancial -, o autor ensina como equilibrá-las para melhorar o desempenho e como agir caso esteja desperdiçando energia demais na esfera errada. A obra traz ferramentas que podem ser colocadas em prática tanto por quem utiliza agendas convencionais quanto por quem prefere soluções tecnológicas.

Objetivo da Leitura: Antes de organizar o tempo para realizar as tarefas de trabalho, é importante que o trilheiro tenha consciência de como está dividindo o tempo nas áreas mais importantes da sua vida para evitar possíveis situações de estresse e/ou sobrecarga.

Recomendações para leitura: A leitura do livro é rápida e dinâmica. A ferramenta mais importante do livro é o teste para que o leitor tenha a dimensão de como anda dividindo seu tempo – importante, urgente, circunstancial. Esse teste pode ser feito anualmente.

Acesse aqui o livro parcial.

Livro físico disponível aqui.

  • Como administrar o seu tempo

MANCINI, Marc. Como administrar seu tempo. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.

Sinopse: Baseado em situações reais e comuns ao dia-a-dia de qualquer profissional, este livro ensina técnicas de administração do tempo para que seu trabalho renda mais e você não se sinta tão esgotado ao final do expediente. 

Objetivo de Leitura: Entre outras coisas, o trilheiro irá aprender a – a. Descobrir para onde está indo o seu tempo. b. Controlar melhor o seu espaço. c. Definir suas prioridades. d. Estabelecer objetivos e encontrar tempo para eles. e. Antecipar possíveis problemas. f. Socializar-se de maneira adequada. g. Saber quando dizer não. h. Cumprir seus prazos.

Recomendações para a leitura: Livro é simples e fácil de ser lido. O aprendiz deve aplicar gradativamente as sugestões de cada parte do livro. É importante não aplicar todos os comportamentos sugeridos de uma vez. O aprendiz deve fazer isso gradualmente para que as ações virem hábitos.

Acesse aqui o livro parcial.

  • Administre seu tempo

MAITLAND, I. Administre seu tempo. São Paulo: Nobel, 2000.

Sinopse: Se for verdade que tempo é dinheiro, imagine quanto você deve ter gasto até hoje. Parece impossível trabalhar sem ser interrompido, surpreendido por avalanches de novas tarefas ou sufocado por prazos cada vez menores. Baseado em situações reais e comuns ao dia-a-dia de qualquer profissional, este livro ensina técnicas de administração do tempo para que seu trabalho renda mais e você não se sinta tão esgotado ao final do expediente.

Objetivo de Leitura: Entre outras coisas, você vai aprender a: descobrir para onde está indo o seu tempo; controlar melhor o seu espaço; definir suas prioridades; estabelecer objetivos e encontrar tempo para eles; antecipar possíveis problemas; socializar-se de maneira adequada; saber quando dizer não; cumprir seus prazos.

Recomendações para Leitura: Leitura simples e complementar do livro “como administrar seu tempo”. A ferramenta mais interessante que  livro traz são os questionários auto-aplicáreis para que o leitor tenha uma noção mais adequada de como se relaciona com o tempo no trabalho, em casa e até mesmo nas horas de lazer.

Livro físico disponível aqui.

  • O Poder do Hábito

DUHIGG, Charles. O Poder do Hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Tradução de Rafael Mantovani. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

 

Sinopse: Com base na leitura de centenas de artigos acadêmicos, entrevistas com mais de 300 cientistas e executivos, além de pesquisas realizadas em dezenas de empresas, o repórter investigativo do “New York Times” Charles Duhigg elabora, em “O Poder do Hábito”, um argumento animador: a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar bem os filhos, se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam.

Objetivo de Leitura: Modificar hábitos é um dos aspetos mais importantes que envolve a trilha em quase todos os trilhos. Seja no aproveitamento do tempo ou no ganho comportamental de se comunicar mais empaticamente, é necessário que o trilheiro desconstrua alguns “vícios” comportamentais.

Recomendações de Leitura: Depois de compreender nos primeiros capítulos como o hábito funciona, foque na parte do livro dedicado a “reverter os hábitos”. O trilheiro irá compreender que é possível modificar mesmo os comportamentos mais arraigados.

Acesse aqui o livro parcial.

Livro físico disponível aqui.

  • Seja Assertivo

MARTINS, Vera. Seja Assertivo. Editora Alegro, 2004.

 

Sinopse: Ser assertivo é ser afirmativo. Porém, quando se fala da comunicação humana, assertividade é uma verdadeira filosofia de vida. A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos indesejáveis, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão). Ao assumir a postura assertiva, é possível desenvolver relações maduras e produtivas nos diversos ambientes – profissional, familiar, bem como em várias situações do cotidiano como reuniões sociais com amigos, na escola dos filhos, nas relações comerciais de compra e venda etc.

Objetivo de Leitura: O livro irá auxiliar o trilheiro a desenvolver o comportamento assertivo, aprendendo a conhecer os limites e a respeitar a diversidade e as diferenças dos outros. A leitura irá elucidar um repertório de conhecimentos que facilitará a escolha de respostas mais adequadas às diversas situações e papéis que são desempenhados na vida profissional, familiar e social.

Recomendações de leitura: O livro apresenta uma introdução à assertividade, explicando não só sua importância, mas também como desenvolvê-la. Portanto, foque a leitura na parte que o livro traz exercícios práticos e tabelas de acompanhamento. Essas ferramentas serão mais úteis para que o comportamento assertivo seja adquirido.

Acesse aqui o livro parcial.

Livro físico disponível aqui.

  • Trabalho em Equipe

HARDINGHAM, Alison. Trabalho em equipe; Tradução Pedro Marcelo Sá de Oliveira e Giorgio Cappelli – São Paulo; Nobel, 2000.

Sinopse: Este livro considera o trabalho em equipe a partir dela mesma. Ele contém valiosas orientações para você, a fim de que as contribuições se tornem crescentes, quer como membros, quer como líder de uma equipe. Traz orientações sobre como agir pelos mesmos motivos, como conviver com erros e acertos, como contar com as habilidades de um líder. 

Objetivo de Leitura: Auxiliar o trilheiro, mediante informações de leitura fácil, a diferenciar o conceito de “equipe” do conceito de “grupo”, a compreender como uma equipe pode se tornar mais eficiente, a entender quais as vantagens e desvantagens de uma equipe de trabalho. Além disso, o livro elenca possíveis problemas que podem acontecer no ambiente das equipes e auxilia o gestor a identificá-los.

Recomendações de leitura: O livro oferece diversos questionários para que o trilheiro se avalie. No capítulo 4 – “Será que sou um membro natural de equipe?” – é possível testar o estilo de raciocínio e avaliar que funções seriam mais adequadas dentro da equipe para o trilheiro. Ademais, no capítulo 5, o autor traz alguma dicas para tornar as equipes bem-sucedidas.

Acesse aqui o livro parcial.

Livro físico disponível aqui.

  • Gestão de pessoas na prática

XAVIER, Ricardo. Gestão de pessoas na prática: Os desafios e as soluções. São Paulo: Editora Gente, 2006.

 

Sinopse: Neste livro o leitor encontrará subsídios práticos e objetivos para lidar com questões que fazem parte do dia-a-dia de um gestor de equipes, como recrutamento e seleção, contratação e demissão, motivação, avaliação de desempenho, problemas de relacionamento na equipe, comunicação, competição, resistência a mudanças, promoções e celebrações.

Objetivo de Leitura: Ilustrar para o trilheiro, por meio de exemplos e situações reais, como lidar com algumas questões dentro do ambiente de equipe.

Recomendações de Leitura: Na página 80, é possível que o trilheiro aprenda a identificar pessoas problemáticas dentro da equipe. Na página 112, poderá compreender melhor a diferença entre competição e cooperação. Além disso, é recomendado que o trilheiro leia o capítulo que inicia na página 130 para aprender a identificar problemas de relacionamento na equipe.

Livro físico disponível aqui.

  • Introdução à Administração

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 5. ed. rev e ampl. São Paulo: Atlas, 2000.

Sinopse: Este livro oferece a professores e estudantes uma visão abrangente do processo de administrar sistemas de recursos. A análise das funções (planejamento, organização, execução, liderança e controle) enfatiza a aplicação prática, apoiando-se em uma base conceitual enxuta. O texto, auxiliado por ilustrações de alto desempenho, foi planejado para facilitar a leitura e a aquisição rápida de idéias e técnicas.

Objetivo de Leitura: O autor exemplifica os tipos de grupos e, além disso, descreve alguns fenômenos grupais.

Recomendações de Leitura: Focar no capítulo 14

Livro físico disponível aqui.

  • Comportamento Organizacional

ROBBINS, Stephen. P. Comportamento Organizacional. Tradução técnica Reynaldo Marcondes – 11 ed. – São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2005.

Sinopse: O sucesso mundial de ‘Comportamento Organizacional’ há mais de duas décadas demonstra que o livro é um verdadeiro manual e uma referência absoluta sobre o tema, e esta edição vem reforçar essas qualidades.  O livro atualiza e aprimora a abordagem de temas como globalização e diversidade, modelo de eficácia e traços de liderança, além de traçar de diversos tópicos novos, como personalidade proativa, organizações interconectadas, teoria dos eventos afetivos e liderança on-line.

Objetivo de Leitura: O autor aprofunda a compreensão dos fundamentos dos comportamentos grupais e diferencia as equipes de trabalho.

Recomendações de Leitura: Focar nos capítulos 8 e 9.

Livro físico disponível aqui.

Vídeos no Youtube

  • Introdução à Comunicação Não-Violenta – Workshop por Marshall Rosenberg

 

Duração: 47.18 min

Abril de 2000 – São Francisco – CA

Dr. Marshall Rosenberg explica os princípios da Comunicação Não-Violenta. De maneira didática e de fácil compreensão, traz a diferença de um diálogo em que as partes querem ganhar e o diálogo em que as pessoas querem se compreender mutuamente.

 

  • A arte da comunicação empática

 

Duração: 6.45 min

O Coach Felipe Nastari fala sobre a comunicação empática e a necessidade da compreensão das necessidades das partes envolvidas em um diálogo.

 

  • Princípios da comunicação não-violenta – Marshall Rosenberg – Parte 1

 

Duração: 9.35 min

Dr. Marshall Rosenberg explica os princípios da Comunicação Não-Violenta. Relata como muitas vezes nos comunicamos com agressividade e começa a introduzir fundamentos para uma comunicação mais colaborativa.

 

  • Princípios da comunicação não-violenta – Marshall Rosenberg – Parte 2

 

Duração: 5.47 min

Dr. Marshall Rosenberg explica os princípios da Comunicação Não-Violenta. Relata a respeito da importância de escutarmos as nossas necessidade e avaliarmos se as ações conseguem ou não supri-las. Descreve ainda duas funções importantes para serem observadas: a função psíquica que avalia o que faço e a função que escolhe o que eu irei fazer. Portanto, afirma que a comunicação não-violenta começa na comunicação que estabeleço comigo dentro de um sistema de crenças que foi me passado pela cultura.

 

  • Princípios da comunicação não-violenta – Marshall Rosenberg – Parte 3

 

Duração: 4.25 min

Dr. Marshall Rosenberg explica os princípios da Comunicação Não-Violenta. Dessa vez trata da importância da cooperação entre os seres humanos e como isso deve ser exercitado.

 

  • Liberando julgamento (Comunicação Não-Violenta)

 

Duração: 17.08 min

Rede comunicação não-violenta – Porto Alegre

Tiago Bueno, especialista em comunicação não-violenta, discorre sobre a importância da nossa percepção nas nossas relações e como podemos focar mais no presente para nos distanciarmos de crenças que avaliam as situações pelo julgamento a priori.

 

  • Autenticidade e Comunicação Não-Violenta

 

Duração: 31.46 min

Rede comunicação não-violenta – Porto Alegre

Tiago Bueno, especialista em comunicação não-violenta, discorre sobre a importância da nossa percepção nas nossas relações e como podemos focar mais no presente para nos distanciarmos de crenças que avaliam as situações pelo julgamento a priori.

 

  • Opinião Livre – Ética, Gentileza e Cordialidade

Duração: 27.25 min

TV UNIP – Opinião Livre

 Neste programa, Silvia Vinhas conversa com o Filósofo e Escritor Mario Sergio Cortella, que vai nos falar sobre a importância das pequenas atitudes no dia a dia e dos princípios básicos como: Ética, Gentileza e Cordialidade.

 

  • 10 ideias para administrar o tempo e estratégia

 

Duração: 18.26 min

Leandro Karnal oferece 10 dicas práticas de como administrar o tempo em geral. Em um mundo com muitas distrações, o professor traz questionamentos atuais pertinentes aos dilemas da modernidade.

 

  • Metas planejamento e produtividade

 

Duração:  100.11 min

Freesider Meeting – Viva a vida intensamente

Christian Barbosa, um dos maiores especialistas em produtividade do Brasil, oferece dicas preciosas para as pessoas que querem ser eficientes e produtivas sem cair nas armadilhas da urgência e ansiedade.

 

  •  Procrastinação: Como Sair Disso – Duas Técnicas Simples para Realizar Mais

 

Duração: 9.07 minutos

Christian Barbosa fala sobre o hábito de procrastinar e também ensina duas técnicas super simples para você realizar mais.

 

  • Como ter Persistência para focar e terminar o que começou?

 

Duração: 9.42 min

Christian Barbosa fala sobre a necessidade de ter persistência em um mundo imediatista e exigente.

 

  • Praticar a cooperação parte 1

 

Duração: 12.41 min

93º Fórum do Comitê da Cultura de Paz

O Prof. Fábio Brotto trabalha os conceitos da cooperação em um workshop. Uma alternativa lúdica e criativa para a exemplificação dos conceitos.

 

  • Praticar a cooperação parte 2

 

Duração: 7.02 mim

93º Fórum do Comitê da Cultura de Paz

O Prof. Fábio Brotto trabalha os conceitos da cooperação em um workshop. Uma alternativa lúdica e criativa para a exemplificação dos conceitos.

 

  • Como transformar grupos em equipes

 

Duração: 6.59 min

Fórum Business Vet

Gilberto Cury, presidente da SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, fala sobre a diferença entre grupos e equipes, e dá dicas de como melhorar o trabalho em equipe e, como conseqüência, todo o trabalho da empresa. O vídeo é um trecho de palestra de Cury no Fórum Business Vet, do evento III International Pet Meeting, que aconteceu em 23/06/2010 em São Paulo.

  •   5 estratégias para criar uma equipe mais produtiva 

 

Duração: 8.21 min

Um dos grandes especialistas em produtividade do país, Christian Barbosa, oferece dicas valiosas para o aumento da produtividade, organização das tarefas e do tempo.

Artigos

  • ArtigoTreino Assertivo para a depressão: uma revisão bibliográfica.

TOMAS, Ana Carolina Tourinho e CARVALHO, Marcele Reginede.Treino assertivo para a depressão: uma revisão bibliográfica. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2014, vol.10, n.2, pp. 103-111. ISSN 1982-3746.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140016.

Objetivo da leitura: Por ser uma revisão bibliográfica, o artigo capacitará o leitora a compreender os estilos de comportamento e o conceito de assertividade.

Recomendações para a leitura: Focar a leitura na primeira parte do artigo que explica o conceito de assertividade, os estilos de comportamento e a avaliação/intervenção usando o treinamento assertivo.

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  • Artigo: Assertividade e Autocontrole: Interpretação Analítico-Comportamental.

MARCHEZINI-CUNHA, Vívian; TOURINHO, Emmanuel Zagury. Assertividade e autocontrole: interpretação analítico-comportamental. Psic.: Teor. e Pesq.,  Brasília ,  v. 26, n. 2, p. 295-304,  June  2010.

Objetivo da leitura: O texto ajudará o trilheiro a compreender, na perspectiva da psicologia comportamental, o que é chamado de expressão adequada de sentimentos e o que é autocontrole.

Recomendações para a leitura:O artigo é extremamente técnico. Se o trilheiro sentir dificuldade de compreender os conceitos deverá focar nas outras leituras ou procurar o gestor da Trilha para que ele possa fazer possíveis esclarecimentos.

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  • Artigo: Habilidades sociais e análise do comportamento: Proximidade histórica e atualidades 

Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2010). Habilidades sociais e análise do comportamento: proximidade histórica e atualidades. Revista Perspectivas1(2), 104-115. Disponível em http://www.revistaperspectivas.com.br.

Objetivo da leitura: O texto ajudará o trilheiro a compreender como as Habilidades Sociais e o Treino da Assertividade se tornaram temas importantes dentro da psicologia comportamental.

Recomendações para a leitura: O texto é técnico. O trilheiro deve focar nas duas parte do artigo: seleção filogenética e Habilidades Sociais e seleção Ontogenética e Habilidades Sociais.

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Manuais e Guias

  • Cadernos de referência de esporte – Volume 12 – Pedagogia da Cooperação

Pedagogia da cooperação. – Brasília: Fundação Vale, UNESCO, 2013. 66 p. – (Cadernos de referência de esporte; 12).

Sinopse: O propósito deste caderno de referência consiste em compartilhar um conjunto de conhecimentos e práticas orientado à promoção da cooperação, da integração e da autonomia.

Objetivo de Leitura: Apesar de ser um texto voltado para o esporte, apresenta a pedagogia da cooperação como uma metodologia aplicável, que tem como diferencial a utilização de uma abordagem cooperativa para o ensino-aprendizagem de habilidades e de competências cognitivas e não cognitivas.

Recomendações para a Leitura: Focar a leitura do texto principalmente nos princípios da pedagogia da cooperação. São princípios norteadores para qualquer trabalho em equipe.

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  • Comportamento Assertivo – Um Guia de auto-expressão

ALBERT, R.E e EMMONS, M.L (1983). Comportamento assertivo. Um guia de auto-expressão. Trad. De J.M Corrêa. Belo Horizonte: Interlivros.

Sinopse: O Guia oferece orientações para que o leitor desenvolva habilidades para expressar idéias de forma objetiva, clara e consistente. Para isso, considera que a assertividade é o comportamento interpessoal envolvendo a expressão honesta e relativamente direta dos pensamentos e sentimento. É socialmente apropriada e leva em consideração o bem estar dos outros.

Objetivo de Leitura: Trazer para o leitor, por meio dos vários exemplos que o Guia oferece, possibilidades de agir com o próprio interesse, a se afirmar sem ansiedade indevida, a expressar sentimentos sinceros sem constrangimento, ou a exercitar seus próprios direitos sem negar os alheios.

Recomendações para a Leitura: Focar a leitura nos exemplos e situações que o Guia traz.

Pós-Graduação

  • Pedagogia da cooperação e metodologias colaborativas (Presencial)

Sobre o Curso: Em uma sociedade ainda tão marcada pela lógica competitiva e que insiste em naturalizar a competição, o Projeto Cooperação acredita que é possível fazer diferente. Esse curso objetiva que o aluno aprenda criar Ambientes Colaborativos para solucionar problemas, transformar conflitos, alcançar metas e mobilizar pessoas para realizar objetivos de maneira eficiente, produtiva e sustentável.

Instituição: UNIP – Universidade Paulista e Projeto Cooperação – Comunidade de Serviço.

Carga-horária: 380 horas presenciais

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  • Comunicação e Oratória

Sobre o Curso: O curso tem como objetivo Contribuir para a formação profissional compatível com o atual mercado de trabalho; Capacitar o profissional para realizar melhores apresentações; Promover a atualização dos conhecimentos teórico-práticos de comunicação interpessoal; Identificar e incorporar novas técnicas que facilitem as relações interpessoais nas organizações; Apresentar técnicas para o aperfeiçoamento da comunicação oral e expressividade; Instigar sobre o impacto da comunicação nas relações de trabalho; Apresentar técnicas de comunicação verbal e não-verbal, de marketing pessoal; Apresentar campos de atuação como: Treinamento, Consultorias em Coaching em Comunicação.

Instituição: Unyleya

Carga-horária: 440 horas

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Cursos

 

  • Comunicação Empática (EAD)

Sobre o Curso: A comunicação não violenta (CNV) é um estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina comunicação eficaz e com empatia. Enfatiza a importância de determinar ações à base de valores comuns. Quando usada como guia na co-construção de acordos, a CNV pode tomar a forma de uma série de distinções, entre as quais: Distinção entre observações e juízos de valor; Distinção entre sentimentos e opiniões; Distinção entre necessidades (ou valores universais) e estratégias; Distinção entre pedidos e exigências/ameaças. Uma comunicação à base destas distinções tende a evitar dinâmicas classificatórias, dominatórias e desresponsabilizantes, que rotulem ou enquadrem os interlocutores ou terceiros. A CNV enxerga uma continuidade entre as esferas pessoal, interpessoal, profissional e social, e proporciona formas práticas de intervir nelas com Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, além de amplamente utilizadas nas áreas de mediação e definição dos conflitos e são usadas por alguns mediadores em seu trabalho.

Instituição: O Centro de Mediadores é credenciado ao TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) para ministrar o Curso de Mediação Judicial e Formação de Supervisores de Conciliação e Mediação. Assim como também tem parceria com a Faculdade Fip para certificação de Pós-Graduação, nos termos da Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.

Carga Horária: 30 Horas

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  • A Arte de intermediar Conflitos

Sobre o Curso: O conhecimento de estratégias para lidar com divergências é com certeza uma ferramenta imprescindível nos dias de hoje. O workshop “A Arte de intermediar conflitos” destina-se a pessoas que desejam aprimorar sua capacidade de se relacionar com os outros, de conduzir grupos e de lidar de forma efetiva com situações complexas cada vez mais frequentes na sociedade.

Carga Horária: 14 Horas

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Dissertações e Teses

  • Construindo uma Cultura de Paz: a Abordagem Gestáltica como Instrumento

FITIPALDI, Adriana Quintas. (2007). Construindo uma Cultura de Paz: A Abordagem Gestáltica Como Um Instrumento. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília.

Orientações de Leitura: Ler o primeiro capítulo para o aprofundamento dos conceitos de violência, não violência, conflito e mediação de conflitos.

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  • A comunicação no trabalho em equipe: perspectivas de profissionais inseridos no Programa Saúde da Família

JESUS, Daniela Sandra da Silva. (2006). A comunicação no trabalho em equipe: perspectivas de profissionais inseridos no Programa Saúde da Família. Dissertação de Mestrado, Escola de Enfermagem, UFMG, Belo Horizonte.

Orientações de Leitura: Focar a leitura no capítulo 2 para compreender um pouco melhor a importância da comunicação nas relações interpessoais e como instrumento do Trabalho em Equipe.

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  • Elementos essenciais à implementação de equipes: Um estudo de caso da indústria de papel.

BEJARANO, Viviane Carvalho. (2006). Elementos essenciais à implementação de equipes: Um estudo de caso da indústria de papel. Dissertação de Mestrado, Departamento de Pesquisa e Pós- Graduação, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UTFPR, Ponta Grossa.

Orientações de Leitura: Focar a leitura no capítulo dois, mais especificamente no item 2.3 para compreender melhor estratégias de desenvolvimento de equipes e como selecionar seus membros.

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Filmes

  • Duelo de Titãns

 

Diretor: BoazYakin

Ano de produção: 2000

Sinopse: Herman Boone (Denzel Washington) um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titans. Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.

Análise do filme:Liderar equipes requer humildade, e para fazer isso com efetividade, a mais útil ferramenta é o diálogo. Esta ferramenta pode promover milagres comportamentais, mais eficiente do que punições, por exemplo. A Assertividade é indispensável.  Esta cena mostra a abordagem agressiva do líder e os maus resultados que obtidos por meio dela. Gerry (Ryan Hurst), o capitão do time de futebol americano, chama a atenção sobre as atitudes tomadas por Julius (Wood Harris), que não está contribuindo, apresentando total falta de motivação e espírito de equipe, onde há necessidade de um bom entrosamento entre os integrantes. No decorrer da discussão, Gerry diz que esse é o pior tipo de comportamento já visto por ele, e como resposta recebe “meu comportamento reflete sua liderança”, fazendo-o repensar sobre sua maneira de liderar.

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  • A corrente do bem

Diretor: Mimi Leder

Ano de produção: 2000

Distribuidora: Warner Home Video

Sinopse:Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. TrevorMcKinney (Haley Joel Osment), um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado “pay it forward”, em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a idéia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida.

Análise do filme: A reação em cadeia exemplificada no filme possibilita a compreensão da importância da cooperação nos dias de hoje. Muitas vezes atitudes simples de ajuda mútua podem trazer grandes transformações.

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  • Somos Marshall

Diretor: Joseph McGintyNichol 

Ano de produção: 2007

Distribuidora: Warner Home Video

Sinopse: Quando um desastre de avião tira a vida dos membros do filme de futebol americano da Universidade de Marshall e de alguns de seus fãs, o novo treinador da equipe e alguns sobreviventes do acidente farão de tudo para remontar o time.

Análise do filme: O filme, baseado em uma história real, traz o enfoque do esforço e motivação grupal para a superação de uma situação extremamente dolorosa. Um exemplo para o agir em grupo com foco na cooperação.

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  • Quanto tempo o tempo tem 

Diretor: Adriana L. Dutra

Ano de Produção: 2014

Sinopse: Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? Quanto Tempo o Tempo Tem parte do conflito da diretora na questão do tempo e da falta dele no mundo contemporâneo e faz uma profunda reflexão sobre o tempo, a civilização e o futuro da existência.

Análise do Filme: É um filme que nos deixa pensando não como uma grande descoberta, mas como certa iluminação a partir de ideias para nosso desenvolvimento e percepção do uso que fazemos do tempo, que muitas vezes não paramos para pensar sobre e somos atropelados por uma rotina que parece não caber em nossas horas.

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  • Lemon Tree

Diretor: Eran Riklis

Ano de Produção: 2007

Sinopse: Uma viúva palestina tem sua plantação de limões ameaçada quando o ministro de defesa de Israel se torna seu vizinho, sob a alegação de que os limoeiros impediam clara visibilidade do terreno.

Análise do filme: O que mais interessa para o trilheiro é que observe o processo empático que se desenvolve entre a esposa do ministro de defesa e Salma Zidane.  Ao passo que luta pela manutenção das árvores, ela desenvolve uma relação de empatia com a esposa do ministro que se solidariza com sua causa. De forma leve, o filme humaniza o conflito israelo-palestino e questiona a ideia “Do inimigo”.

Inventários

  • Inventário Assertividade 

Sobre o Inventário: As questões seguintes serão úteis para verificar sei grau de assertividade. Seja sincero em suas respostas, no sentido de responder como você se comporta deveras e não como pensa que seria o melhor ou mais adequado comportamento.

Autores: Albert e Emmons

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Teste o seu conhecimento

Trilho 01 – Comunicação Empática

[WpProQuiz 3]

 

Trilho 02 – Habilidades Sociais – Desenvolvendo a Assertividade

[WpProQuiz 4]

 

Trilho 03 – Como Organizar e Aproveitar o Tempo

[WpProQuiz 5]

 

Trilho 04 – Das Ilhas para a Cooperação

[WpProQuiz 6]

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