OBJETIVO
Ao final da trilha os participantes deverão ser capazes de construir trilhas de aprendizagem alinhadas com os interesses estratégicos do TCDF e de desenvolvimento individual dos servidores, nos moldes das diretrizes da Escola de Contas.
ESCOPO
Trata-se de uma trilha voltada para o desenvolvimento de competências para a construção de Trilhas de Aprendizagem. Esta trilha disponibiliza ações de desenvolvimento vinculadas aos temas de fundamentos de educação corporativa e da metodologia de elaboração de trilhas de aprendizagem, contemplando dois aspectos específicos “Metodologia de montagem de trilhas de aprendizagem” e “Moodle”.
PÚBLICO-ALVO
O principal público-alvo para esta trilha são os atores do processo de implementação das trilhas no TCDF: Orientadores técnico-pedagógicos, Gestores e Conteudistas de trilhas de aprendizagem. Entretanto, convidamos a todos os servidores que se interessem pelo tema a conhecer esta trilha e se aproximar do sistema de desenvolvimento de pessoas do Tribunal.
COMPETÊNCIAS-ALVO
As principais competências a se desenvolver com essa trilha são:
– Analisar a viabilidade da proposta de abertura de trilhas, com base nos requisitos dispostos nas normas do Tribunal, nas Políticas de Gestão de Pessoas e no Projeto Político-Pedagógico da Escola de Contas.
– Elaborar a documentação necessária para a abertura, manutenção ou exclusão das Trilhas de Aprendizagem, seguindo os requisitos e parâmetros definidos em norma própria.
ORIENTAÇÕES
Inicie seus estudos com a contextualização da fundamentação das trilhas de aprendizagem, seguindo os passos do trilho 1 – que é considerada a base do conhecimento no tema. Para aqueles que atuarão na montagem de trilhas de aprendizagem, recomenda-se, após a fundamentação, continuar os estudos no trilho 2, que já oferece instrução metodológica prática para que sua função seja exercida com sucesso. Por fim, sugiro seguir pelo trilho 3, que fornece toda a orientação necessária ao manuseio da principal ferramenta da montagem de trilhas – o Moodle.
TRILHOS
1) Sugiro iniciar seus estudos pelo vídeo “Você sabe o que é uma Trilha de Aprendizagem?”, que com linguagem prática e resumida, lhe dará uma noção do conceito estudado. A parte teórica também é fortemente indicada prioritariamente, com a leitura dos artigos e do capítulo de livro.
2) Consulte a Escola de Contas quanto à disponibilidade de participação em evento sobre o tema, que lhe transmitirá o senso de importância das Trilhas de Aprendizagem. Caso não estejam disponíveis, sugiro assistir à gravação do Seminário sobre Trilhas de Aprendizagem por Competências no Setor Público.
3) Por fim, sugiro a leitura das apostilas do tema.
1) Para conhecer o fluxo de montagem de uma trilha de aprendizagem, consulte o diagrama disponível na opção Documentos. Primeiramente, sugere-se a dedicação aos conceitos de planejamento da sua trilha. Para tanto, há disponível o capítulo de livro sobre Planejamento Instrucional em TD&E e o vídeo Fundamentos do Design Instrucional, que trazem importantes conceitos teóricos para o entendimento do tema. É importante conhecer o domínio predominantes da trilha de aprendizagem que se está desenvolvendo, e as opções supracitadas o ajudam a delimitá-lo.
2) Caso o domínio que você busca desenvolver seja cognitivo, sugere-se…
3) Caso o seu domínio que você busca desenvolver seja afetivo, sugere-se…
4) O objetivo instrucional é formalizado em documentos no TCDF, que estão disponíveis na opção de Documentos de Trabalho, assim como um devido exemplo de preenchimento. Consulte a Escola de Contas quanto à disponibilidade de participação em treinamento on-the-job ou supervisão de um servidor mais experiente, assim você pode aprender a planejar a sua trilha na prática com auxílio especializado.
5) Finalizada a etapa de planejamento instrucional, foca-se no levantamento de conteúdo para a sua trilha. Para tanto, há uma apostila com regras gerais de conduta para apresentação de conteúdo, na opção Apostilas.
LIVROS
Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação
Autor: Gardênia da Silva Abbad, Luciana Mourão, Pedro P. M. Meneses, Thaís Zerbini, Jairo Eduardo Borges-Andrade e Raquel Vilas-Boas
Data de Publicação: 2012
Editora: Artmed
Disponível aqui
Objetivo da Leitura: Aproximar a produção científica acadêmica das necessidades cotidianas dos gestores públicos.
Recomendações para a Leitura: Capítulos: 3, 8, 9, 10 e 13.
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Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho
Autor: Jairo Eduardo Borges-Andrade, Gardênia da Silva Abbad, Luciana Mourão e colaboradores
Data de Publicação: 2006
Editora: Bookman/Artmed
Disponível na biblioteca TCDF – Código 005.95/.96
Objetivo da Leitura: Aprofundar nas questões conceituais e metodológicas, cenários contemporâneos e desafios postos à qualificação de pessoas em Organizações e Trabalho (O&T).
Recomendações para a Leitura: Capítulos 4, 5, 6 e 27.
CAPÍTULOS DE LIVROS
Capítulo: Trilhas de aprendizagem como estratégia de TD&E. (Capítulo 5)
Autor do Capítulo: Freitas, I. A., & Brandão, H. P.
Livro: Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas.
Autor do livro: J. E. Borges-Andrade, G. Abbad & L. Mourão (Orgs.)
Objetivo da Leitura: Compreender conceitos gerais acerca de Trilhas de Aprendizagem. Observar os conceitos sobre trilhas de aprendizagem trazidos no capítulo que diferem daqueles do artigo dos mesmo autores.
Disponível na biblioteca TCDF – Código 005.95/.96
ARTIGOS
Artigo: Trilhas de Aprendizagem como Estratégia para Desenvolvimento de Competências
Autor: Isa Aparecida de Freitas e Hugo Pena Brandão
Local de publicação: 29º Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração–ENANPAD
Data de publicação: 2005
Acesso aqui.
Objetivo da leitura: entender a utilização das trilhas de aprendizagem como alternativa para o desenvolvimento de competências.
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Artigo: Trilhas de Aprendizagem em Ambientes Virtuais de Ensino-aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Autor: David Brito Ramos, Elaine Harada Teixeira de Oliveira, Ilmara M. M. Ramos, Kelson M. T. Oliveira
Local de publicação: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
Data de publicação: 2015
Acesso aqui.
Objetivo da leitura: Identificar como as trilhas de aprendizagem são representadas nos sistemas e-learning.
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Artigo: O ambiente Moodle como apoio a educação a distância.
Autor: Aline A. Torres, Maria L. da Silva;
Ano: 2008
Acesse aqui.
Objetivo da leitura: Aprender e intensificar os conhecimentos sobre a plataforma MOODLE.
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Artigo: O ambiente virtual de aprendizagem Moodle na prática docente: conteúdos pedagógicos
Autor: Maria Teresa Meirelles Leite
Ano: 2008
Acesse aqui.
Objetivo da leitura: Aprender e intensificar os conhecimentos sobre a plataforma MOODLE.
APOSTILAS
Apostila: Curso de Trilhas de Aprendizagem – Parte 1 – Fundamentos
Autor: Pedro Paulo Carbone
Ano: 2016
Acesse aqui.
Objetivo da leitura: Conhecer, de forma resumida, os conceitos que levaram à criação das trilhas de aprendizagem.
Recomendações para a leitura: Como o material é resumido, fazer uma leitura fluida de todo o arquivo, dando especial destaque aos itens 1 e 7.
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Apostila: Curso de Trilhas de Aprendizagem – Parte 2 – Passo-a-passo para determinar se um tema escolhido é uma trilha de aprendizagem
Autor: Pedro Paulo Carbone
Ano: 2016
Acesse aqui.
Objetivo da leitura: Capacitar aqueles que trabalham ou querem conhecer quais temas de trabalho no Tribunal poderão se tornar Trilhas de aprendizagem.
Recomendações para a leitura: Focar a leitura nos exemplos trazidos pelo autor para a definição de temas para as Trilhas.
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Apostila: Curso de Trilhas de Aprendizagem – Parte 3 – Passo-a-passo para montagem trilhas
Autor: Pedro Paulo Carbone
Ano: 2016
Acesse aqui.
Objetivo da leitura: Capacitar aqueles que trabalham ou querem conhecer o que, na visão do autor, deve ser o roteiro para a construção de uma trilha de aprendizagem.
Recomendações para a leitura: Ler o material com o cronograma da trilha e a trilha exemplo abertos, verificando os pontos de convergência e/ou divergência.
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Apostila:Os dez pressupostos andragógicos da aprendizagem do adulto: um olhar diferenciado na educação do adulto
Autor: Enilton Ferreira Rocha
Ano: 2012
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LEIS E NORMATIVOS
Normativo: Portaria 315
Ano: 2016
Ementa: Dispõe sobre as trilhas de aprendizagem, estabelece regras para o seu uso como instrumento de capacitação e desenvolvimento no âmbito do TCDF, define papéis ocupacionais em educação corporativa e dá outras providências.
Pontos de destaque: O papel dos atores envolvidos nos processos de trilhas de aprendizagem no TCDF.
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TESES E TCCs
Título: Aprendizagem, contexto, competência e desempenho: um estudo multinível (Tese de doutorado)
Autor: Hugo Pena Brandão
Ano: 2009
Instituição: Universidade de Brasília
Resumo: A presente pesquisa teve o objetivo principal de desenvolver e testar dois modelos teóricos de investigação: um para a expressão de competências gerenciais no trabalho e, outro, da expressão de competências como variável mediadora da relação entre características de agências bancárias e seu desempenho. Procurou-se, sob uma perspectiva multinível de análise, verificar empiricamente a existência de relações entre variáveis pertencentes a três categorias do comportamento organizacional: aprendizagem, competência e desempenho. A pesquisa, de caráter descritivo e inferencial, utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas e de questionários estruturados para coleta de dados. Valeu-se da análise de conteúdo para tratamento dos dados qualitativos. A análise fatorial foi utilizada para validação psicométrica de escalas de medidas. Para teste dos modelos de investigação, foram realizadas análises de regressão múltiplas convencionais (ordinary least squares), do tipo seqüencial, e análises de regressão multiníveis (hierarchical linear models). A amostra foi constituída por gerentes de agências do Banco do Brasil, em número que variou de 184 a 882, dependendo do modelo testado e da técnica de análise utilizada. Foram coletados dados também junto a 72 gerentes regionais e 7 gerentes estaduais do Banco. A reflexão extrínseca e intrínseca, uma estratégia utilizada pelos gerentes para aprender no seu trabalho, revelou-se a maior preditora da expressão de competências gerenciais. A percepção dos gerentes sobre as práticas de gestão de desempenho adotadas pela empresa, uma das dimensões do suporte organizacional, também se mostrou importante preditora de diferentes competências gerenciais. Outras estratégias de aprendizagem e dimensões do suporte organizacional, bem como o número de horas dedicadas a atividades de TD&E, revelaram efeitos menos expressivos sobre a expressão de competências gerenciais. Foi identificada, ainda, a influência exercida pelo número de horas de TD&E, pela percepção coletiva acerca de práticas de gestão de desempenho e por diferentes dimensões de competências gerenciais sobre determinadas perspectivas de desempenho das agências. Os resultados demonstraram a pertinência do uso da análise multinível, visto que a adoção dessa abordagem teórica e metodológica permitiu a esta investigação oferecer contribuições mais ricas e relevantes para compreensão do fenômeno estudado. Ao final, são apontadas limitações desta pesquisa, recomendações de ordem prática e direções para realização de novos estudos.
Objetivo da Leitura: O principal objetivo desta leitura é compreender a relação entre aprendizagem, competência e desempenho no contexto organizacional. O capítulo 3.3 apresenta as Trilhas de Aprendizagem como estratégia para o desenvolvimento de competências e pode ser lido com mais atenção pelos participantes para a percepção de conceitos que não foram citados no artigo desta trilha do mesmo autor.
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Título: Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho (Dissertação de Mestrado)
Autor: Hervecia Fernanda Fidelis de Oliveira
Ano: 2010
Instituição: Universidade de Brasília
Resumo: O advento das tecnologias e as correntes mudanças no mundo do trabalho têm levado os trabalhadores a uma contínua busca pelo desenvolvimento profissional. Os modelos econômicos estão mais voltados à incorporação do conhecimento, que se configura como essencial ao processo de produção e geração de riqueza. A aquisição desse conhecimento e as estratégias de aprendizagem no trabalho tornam-se de suma importância para que as organizações se mantenham competitivas e os trabalhadores garantam sua empregabilidade. Com o foco em manterem-se competitivas, as organizações buscam meios de apoiar a aprendizagem de seus empregados, supondo que isto melhorará o seu desempenho. Entre o apoio e o desempenho há processos psicossociais que precisam ser investigados e que são objeto desta pesquisa. Este estudo teve como objetivo principal testar empiricamente a existência de relações entre as variáveis aprendizagem, competência e desempenho. O desempenho no trabalho de 225 empregados de uma empresa pública brasileira de pesquisa agropecuária foi a variável critério. Foram testadas as evidências empíricas de três escalas: suporte à aprendizagem ao trabalho, estratégias de aprendizagem e competências no trabalho e testadas as relações entre as variáveis do estudo, usando os escores de desempenho individual providos pela empresa estudada, os dados provenientes da aplicação das escalas, além de dados demográficos e profissionais dos participantes. Os resultados revelaram haver relações preditivas entre variáveis individuais e profissionais e a percepção de suporte, o uso de estratégias, a expressão de competências e o desempenho individual. Além disso, foram encontradas relações preditivas das variáveis suporte à aprendizagem e estratégias de aprendizagem sobre o desempenho.
Objetivo da Leitura: Explicitar o impacto que o desenvolvimento de pessoas possui no desempenho e na produtividade da organização. Dessa forma, é possível perceber a importância que as Trilhas possuem para a melhoria de desempenho.
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CURSOS
Título: Aprendizagem, contexto, competência e desempenho: um estudo multinível (Tese de doutorado)
Autor: Hugo Pena Brandão
Ano: 2009
Instituição: Universidade de Brasília
Resumo: A presente pesquisa teve o objetivo principal de desenvolver e testar dois modelos teóricos de investigação: um para a expressão de competências gerenciais no trabalho e, outro, da expressão de competências como variável mediadora da relação entre características de agências bancárias e seu desempenho. Procurou-se, sob uma perspectiva multinível de análise, verificar empiricamente a existência de relações entre variáveis pertencentes a três categorias do comportamento organizacional: aprendizagem, competência e desempenho. A pesquisa, de caráter descritivo e inferencial, utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas e de questionários estruturados para coleta de dados. Valeu-se da análise de conteúdo para tratamento dos dados qualitativos. A análise fatorial foi utilizada para validação psicométrica de escalas de medidas. Para teste dos modelos de investigação, foram realizadas análises de regressão múltiplas convencionais (ordinary least squares), do tipo seqüencial, e análises de regressão multiníveis (hierarchical linear models). A amostra foi constituída por gerentes de agências do Banco do Brasil, em número que variou de 184 a 882, dependendo do modelo testado e da técnica de análise utilizada. Foram coletados dados também junto a 72 gerentes regionais e 7 gerentes estaduais do Banco. A reflexão extrínseca e intrínseca, uma estratégia utilizada pelos gerentes para aprender no seu trabalho, revelou-se a maior preditora da expressão de competências gerenciais. A percepção dos gerentes sobre as práticas de gestão de desempenho adotadas pela empresa, uma das dimensões do suporte organizacional, também se mostrou importante preditora de diferentes competências gerenciais. Outras estratégias de aprendizagem e dimensões do suporte organizacional, bem como o número de horas dedicadas a atividades de TD&E, revelaram efeitos menos expressivos sobre a expressão de competências gerenciais. Foi identificada, ainda, a influência exercida pelo número de horas de TD&E, pela percepção coletiva acerca de práticas de gestão de desempenho e por diferentes dimensões de competências gerenciais sobre determinadas perspectivas de desempenho das agências. Os resultados demonstraram a pertinência do uso da análise multinível, visto que a adoção dessa abordagem teórica e metodológica permitiu a esta investigação oferecer contribuições mais ricas e relevantes para compreensão do fenômeno estudado. Ao final, são apontadas limitações desta pesquisa, recomendações de ordem prática e direções para realização de novos estudos.
Objetivo da Leitura: O principal objetivo desta leitura é compreender a relação entre aprendizagem, competência e desempenho no contexto organizacional. O capítulo 3.3 apresenta as Trilhas de Aprendizagem como estratégia para o desenvolvimento de competências e pode ser lido com mais atenção pelos participantes para a percepção de conceitos que não foram citados no artigo desta trilha do mesmo autor.
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Título: Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho (Dissertação de Mestrado)
Autor: Hervecia Fernanda Fidelis de Oliveira
Ano: 2010
Instituição: Universidade de Brasília
Resumo: O advento das tecnologias e as correntes mudanças no mundo do trabalho têm levado os trabalhadores a uma contínua busca pelo desenvolvimento profissional. Os modelos econômicos estão mais voltados à incorporação do conhecimento, que se configura como essencial ao processo de produção e geração de riqueza. A aquisição desse conhecimento e as estratégias de aprendizagem no trabalho tornam-se de suma importância para que as organizações se mantenham competitivas e os trabalhadores garantam sua empregabilidade. Com o foco em manterem-se competitivas, as organizações buscam meios de apoiar a aprendizagem de seus empregados, supondo que isto melhorará o seu desempenho. Entre o apoio e o desempenho há processos psicossociais que precisam ser investigados e que são objeto desta pesquisa. Este estudo teve como objetivo principal testar empiricamente a existência de relações entre as variáveis aprendizagem, competência e desempenho. O desempenho no trabalho de 225 empregados de uma empresa pública brasileira de pesquisa agropecuária foi a variável critério. Foram testadas as evidências empíricas de três escalas: suporte à aprendizagem ao trabalho, estratégias de aprendizagem e competências no trabalho e testadas as relações entre as variáveis do estudo, usando os escores de desempenho individual providos pela empresa estudada, os dados provenientes da aplicação das escalas, além de dados demográficos e profissionais dos participantes. Os resultados revelaram haver relações preditivas entre variáveis individuais e profissionais e a percepção de suporte, o uso de estratégias, a expressão de competências e o desempenho individual. Além disso, foram encontradas relações preditivas das variáveis suporte à aprendizagem e estratégias de aprendizagem sobre o desempenho.
Objetivo da Leitura: Explicitar o impacto que o desenvolvimento de pessoas possui no desempenho e na produtividade da organização. Dessa forma, é possível perceber a importância que as Trilhas possuem para a melhoria de desempenho.
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PALESTRAS E FÓRUNS
Título: Aprendizagem, contexto, competência e desempenho: um estudo multinível (Tese de doutorado)
Autor: Hugo Pena Brandão
Ano: 2009
Instituição: Universidade de Brasília
Resumo: A presente pesquisa teve o objetivo principal de desenvolver e testar dois modelos teóricos de investigação: um para a expressão de competências gerenciais no trabalho e, outro, da expressão de competências como variável mediadora da relação entre características de agências bancárias e seu desempenho. Procurou-se, sob uma perspectiva multinível de análise, verificar empiricamente a existência de relações entre variáveis pertencentes a três categorias do comportamento organizacional: aprendizagem, competência e desempenho. A pesquisa, de caráter descritivo e inferencial, utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas e de questionários estruturados para coleta de dados. Valeu-se da análise de conteúdo para tratamento dos dados qualitativos. A análise fatorial foi utilizada para validação psicométrica de escalas de medidas. Para teste dos modelos de investigação, foram realizadas análises de regressão múltiplas convencionais (ordinary least squares), do tipo seqüencial, e análises de regressão multiníveis (hierarchical linear models). A amostra foi constituída por gerentes de agências do Banco do Brasil, em número que variou de 184 a 882, dependendo do modelo testado e da técnica de análise utilizada. Foram coletados dados também junto a 72 gerentes regionais e 7 gerentes estaduais do Banco. A reflexão extrínseca e intrínseca, uma estratégia utilizada pelos gerentes para aprender no seu trabalho, revelou-se a maior preditora da expressão de competências gerenciais. A percepção dos gerentes sobre as práticas de gestão de desempenho adotadas pela empresa, uma das dimensões do suporte organizacional, também se mostrou importante preditora de diferentes competências gerenciais. Outras estratégias de aprendizagem e dimensões do suporte organizacional, bem como o número de horas dedicadas a atividades de TD&E, revelaram efeitos menos expressivos sobre a expressão de competências gerenciais. Foi identificada, ainda, a influência exercida pelo número de horas de TD&E, pela percepção coletiva acerca de práticas de gestão de desempenho e por diferentes dimensões de competências gerenciais sobre determinadas perspectivas de desempenho das agências. Os resultados demonstraram a pertinência do uso da análise multinível, visto que a adoção dessa abordagem teórica e metodológica permitiu a esta investigação oferecer contribuições mais ricas e relevantes para compreensão do fenômeno estudado. Ao final, são apontadas limitações desta pesquisa, recomendações de ordem prática e direções para realização de novos estudos.
Objetivo da Leitura: O principal objetivo desta leitura é compreender a relação entre aprendizagem, competência e desempenho no contexto organizacional. O capítulo 3.3 apresenta as Trilhas de Aprendizagem como estratégia para o desenvolvimento de competências e pode ser lido com mais atenção pelos participantes para a percepção de conceitos que não foram citados no artigo desta trilha do mesmo autor.
Acesse aqui.
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Título: Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho (Dissertação de Mestrado)
Autor: Hervecia Fernanda Fidelis de Oliveira
Ano: 2010
Instituição: Universidade de Brasília
Resumo: O advento das tecnologias e as correntes mudanças no mundo do trabalho têm levado os trabalhadores a uma contínua busca pelo desenvolvimento profissional. Os modelos econômicos estão mais voltados à incorporação do conhecimento, que se configura como essencial ao processo de produção e geração de riqueza. A aquisição desse conhecimento e as estratégias de aprendizagem no trabalho tornam-se de suma importância para que as organizações se mantenham competitivas e os trabalhadores garantam sua empregabilidade. Com o foco em manterem-se competitivas, as organizações buscam meios de apoiar a aprendizagem de seus empregados, supondo que isto melhorará o seu desempenho. Entre o apoio e o desempenho há processos psicossociais que precisam ser investigados e que são objeto desta pesquisa. Este estudo teve como objetivo principal testar empiricamente a existência de relações entre as variáveis aprendizagem, competência e desempenho. O desempenho no trabalho de 225 empregados de uma empresa pública brasileira de pesquisa agropecuária foi a variável critério. Foram testadas as evidências empíricas de três escalas: suporte à aprendizagem ao trabalho, estratégias de aprendizagem e competências no trabalho e testadas as relações entre as variáveis do estudo, usando os escores de desempenho individual providos pela empresa estudada, os dados provenientes da aplicação das escalas, além de dados demográficos e profissionais dos participantes. Os resultados revelaram haver relações preditivas entre variáveis individuais e profissionais e a percepção de suporte, o uso de estratégias, a expressão de competências e o desempenho individual. Além disso, foram encontradas relações preditivas das variáveis suporte à aprendizagem e estratégias de aprendizagem sobre o desempenho.
Objetivo da Leitura: Explicitar o impacto que o desenvolvimento de pessoas possui no desempenho e na produtividade da organização. Dessa forma, é possível perceber a importância que as Trilhas possuem para a melhoria de desempenho.
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