CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO E TABELA DE TEMPORALIDADE
III – CONCEITUAÇÃO
I . Acervo – Totalidade dos documentos sob custódia de uni arquivo.
2. Acesso – Possibilidade de consulta a documentos. A função arquivistica é destinada a tornar acessíveis os documentos e a promover sua utilização, mediante a preparação e a publicação de instrumentos de pesquisa, a organização de serviço educativo, de referência e divulgação.
3. Administração de Arquivos – Direção, supervisão e coordenação das atividades de arquivo.
4. Administração de Documentos. Ver Gestão de Documentos.
5. Armazenamento – Ato ou eleito de guardar documentos em áreas utilizadas para este fim.
6. Arquivamento – Sequência de operações que visam á guarda ordenada de documentos. Ação pela qual uma autoridade determina a guarda de um documento cessada a sua tramitação. Ver também Método de Arquivamento.
7. Arquivo – Conjunto de documentos, independente da natureza dos suportes, acumulados por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, ao longo de suas atividades. Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e utilização de arquivos.