Dsaud alerta: o que você tem feito para afastar o risco do diagnóstico tardio do câncer de mama?  

//Dsaud alerta: o que você tem feito para afastar o risco do diagnóstico tardio do câncer de mama?  

Dsaud alerta: o que você tem feito para afastar o risco do diagnóstico tardio do câncer de mama?  

É consenso entre os profissionais de saúde que a melhor forma de detecção precoce do câncer de mama se dá por meio de exames preventivos, como a mamografia e a ecografia mamária.  Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até 2025, estão previstos cerca de 74 mil novos casos de câncer de mama, por ano, no Brasil. Apesar dos números expressivos, a maioria dos casos têm tratamento e não levam à morte.

Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de remissão e cura, como foi o caso da auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Adriana Cuoco Portugal, que se curou de um câncer de mama diagnosticado durante os exames de rotina. “Levei um susto e, por sorte, (tinha deixado passar o tempo certo do exame de rotina) o tumor estava bem no início, o que me possibilitou realizar a cirurgia”, contou.

A doença a obrigou a se afastar das atividades rotineiras, mas após o tratamento a auditora retornou ao Tribunal. “Fiz a cirurgia e deu tudo certo. Fiquei de licença médica por 18 meses e depois fui acolhida, com muito carinho, pelo gabinete do Conselheiro Rainha”, relembrou.

Apesar das dificuldades enfrentadas na época para tratar a doença, Adriana considera a própria história como uma oportunidade única de ver a vida com outros olhos. “Digo para o meu filho que todo mundo sabe tudo hoje em dia, principalmente em tempos de Inteligência Artificial (IA). Mas o que faz a diferença entre as ações das pessoas é o amor que elas empregam. Poder estar viva para espalhar amor passou a ser o meu objetivo de vida!”, revelou.
Atualização dos exames preventivos

Por entender a importância dos exames de rotina como forma de proteção contra o câncer de mama e outras doenças, a Divisão de Assistência Direta à Saúde (Dsaud) do TCDF convida as servidoras e as colaboradoras do Tribunal a atualizarem seus exames contra o câncer de mama.

As servidoras que não realizaram exames preventivos no último ano devem procurar a Dsaud. A Lei Complementar nº 840/2011, art. 62, garante ao servidor o direito de se ausentar do trabalho, por um dia, para a realização anual de exames preventivos ou periódicos voltados ao controle de câncer de mama, de próstata, ou do colo de útero.
As colaboradoras que necessitam de pedidos de exames preventivos para detectação de câncer de mama devem agendar consulta com a ginecologista da Dsaud. Os agendamentos podem ser feitos pelo WhattsApp (61) 98214-6886 ou pelo telefone 3314-2880.

Além dos exames periódicos, a prevenção primária continua sendo essencial para afastar os riscos de desenvolver a doença. Praticar atividade física regularmente, adotar uma alimentação saudável e evitar o consumo de bebidas alcóolicas e cigarros são atitudes que ajudam a afastar a incidência do câncer, ao mesmo tempo que promovem fatores de proteção contra outras enfermidades.

Prevenção é tudo.
Faça os seus exames!

 

By |2024-10-11T15:49:53-03:00outubro 11th, 2024|informes|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

This website uses cookies and third party services. Ok